Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, garantiu ao assinar nesta terça-feira, 28, as primeiras 52 ordens de repasse de recursos do programa de Fortalecimento de Investimentos nos municípios que todos os 139 municípios tocantinenses serão atendidos pelo programa. Por meio do programa serão investidos R$ 278 milhões, em três parcelas, para aplicação em obras estruturantes dos municípios. A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Araguaia, com a presença dos prefeitos dos respectivos municípios beneficiados neste primeiro momento.

Ao todo são R$ 2 milhões para cada município e a primeira parcela do montante será depositada imediatamente na conta das prefeituras. Por meio do programa, que envolve as pastas da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), o Governo do Tocantins garante a execução de obras de infraestrutura, com liberdade e autonomia aos prefeitos para priorizar os projetos que atendam as necessidades locais. Com a iniciativa o Governo do Tocantins demonstra o caráter democrático da gestão, que visa, sobretudo, a geração de emprego e renda para a população e, automaticamente, o desenvolvimento urbano e rural. 

“Os recursos são do Estado e nós temos muito orgulho de poder contribuir com a melhoria da infraestrutura dos nossos municípios e das nossas cidades, para que elas sejam melhores e ofereçam qualidade de vida aos nossos tocantinenses. Se as nossas cidades estiverem bem, certamente o Estado estará bem também e, é por isso que o Governo se propôs a realizar essa parceria com os prefeitos”, frisou o Governador explicando que os convênios vão abranger diversas áreas, com a construção de asfalto, recuperação de praças, ginásio de esportes e outras obras estruturantes. “O pagamento é feito pelo estado, mas as prioridades são elencadas pelos municípios”.

“Definitivamente, hoje vivemos um momento histórico para o Estado, porque há muito tempo o Governo não realizava investimentos diretos nos municípios”. Essa foi a reação do prefeito de Talismã e presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges, afirmando ainda que o ato representa o maior evento municipalista da história do Tocantins. Segundo ele, esses recursos chegaram no momento certo em virtude da necessidade dos prefeitos realizarem obras de infraestrutura nas estradas vicinais, recuperação e construção de asfalto e melhorias de praças e quadras de esporte, o que segundo ele fortalece a retomada do crescimento da economia dos municípios e do Tocantins.

O secretário Jairo Mariano, da Seinf, explicou que os recursos do programa vêm ao encontro das demandas dos prefeitos e serão utilizados em diversas ações nos municípios, a exemplo da construção de praças, ginásios de esportes, asfalto entre outras de cinco pastas que contam com recursos empenhados para atender os prefeitos. “Com essas ações, o programa vai gerar renda nos municípios e, para complementar, vamos contar ainda com recursos de emendas parlamentares e outros recursos diretos com execução do Governo do Tocantins”, explicou o secretário.

Presenças

Participaram do evento a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende; deputados estaduais, prefeitos, vereadores, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.