Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Segundo o enfermeiro-técnico da Central de Imunização, da Secretaria da Saúde de Araguaína, Amadeu Filho, é de suma importância que a população de Araguaína procure se vacinar contra a influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). "Devido às festividades de fim de ano, estamos com baixa procura pela vacina contra a influenza nas UBS. É de suma importância frisar que a população continue a buscar a imunização, ainda mais diante da nova cepa H3N2", alerta. O município tem mais de 10 mil doses disponíveis no estoque para a população em geral.

A vacina também imuniza contra o subtipo H3N2 do vírus influenza, que está provocando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades. Ao todo, Araguaína recebeu mais de 67 mil doses da vacina contra a influenza e foram aplicadas mais de 56 mil doses até essa terça-feira, 28. Qualquer pessoa pode receber a vacina contra a influenza apresentando o cartão de vacinação, documento de identificação com foto e o cartão SUS.

Está disponível

Das 20 UBS, 19 unidades do município que estão disponibilizado a vacina. Apenas a UBS José Rezende (Alto Bonito) não realiza a imunização por ser referência para casos de covid-19. Os atendimentos para vacinação são de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A Araguaína Sul atende sem intervalo, das 7h30 às 18h30. As UBS do Distrito Novo Horizonte e UBS Ponte também têm horário diferente, das 7 às 13 horas.

A campanha voltada ao público prioritário teve início no mês de abril deste ano e imunizou 58.217 pessoas, representando 96% da meta para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e trabalhadores da educação.

Influenza e covid-19

A campanha de vacinação contra a influenza está sendo realizada paralelamente à imunização contra a covid-19. A imunização contra a influenza pode ser feita simultaneamente à da covid, sem intervalo entre as duas vacinas.