Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

No sábado, 29, das 8 às 17 horas, 15 Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão abertas para realizar o dia D de vacinação nacional contra a gripe. Também serão ofertadas doses de covid-19. A lista completa das unidades está disponível abaixo. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) esclarece que ambas as vacinas protegem contra síndromes gripais, mas são vírus diferentes, sendo necessário tomar os dois imunizantes. 

A vacina da gripe deve ser tomada anualmente porque ela é composta pelos vírus que estão em circulação. A deste ano, por exemplo, protege contra os vírus da influenza A e B que estão em evidência na Capital, conforme monitoramento realizado pela Vigilância Epidemiológica dos Vírus Respiratórios da Coordenação das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Já a vacina da covid-19 possui a cepa do vírus SARS CoV-2.

O coordenador da Central Municipal da Rede de Frios (Cemurf), Hugo Botelho, reforça ainda que a vacina da influenza e covid-19 podem ser tomadas juntas. Mas é necessário que o usuário tenha em mãos documentos de identificação, cartão de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e laudo que comprove a integração do público prioritário, se for o caso. “Ter em mãos o cartão de vacinação é importante porque o aplicador consegue ver se a pessoa está com uma dose atrasada ou, caso faça parte do grupo prioritário da influenza, já faz a aplicação de ambos os imunizantes”, explica.

Confira as unidades que abrirão neste sábado, 29

USF José Luiz Otaviani (Arno 33 - 307 Norte)
USF Arno 44 (409 Norte)
USF Arne 64 (508 Norte)
USF Deise de Fátima Araújo de Paula (Arse 13 - 108 Sul)
USF Dr. Ewaldo Borges (Arse 82 - 806 Sul)
USF Satilo Alves de Sousa (Arso 111 - 1103 Sul)
USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 - 1304 Sul)
USF Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)
USF Liberdade (Jardim Aureny III)
USF Santa Fé
USF Bela Vista (Jardim Bela Vista) 
USF Taquari
USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)
USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu). (Secom Palmas)