Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

O Governo do Tocantins promove no sábado, 29 de abril, o Dia D de Vacinação contra a Influenza e a Covid-19. A ação é organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que convocou todos os 139 municípios tocantinenses, os quais deverão abrir parte das mais de 300 salas de vacina existentes em todo o Estado.

A data é uma oportunidade para a população procurar os postos de vacinação, que até o momento tem apresentado baixos índices na procura. A imunização da Influenza, por exemplo, só aplicou 9,9% (47.097) das doses. E a da Covid-19, Pfizer Bivalente foram apenas 28,24% (42.270).

“A nossa decisão como Secretaria de Estado da Saúde, para a realização do Dia D, é aproveitar o momento e levar a população a se imunizar contra duas doenças que possuem proteção garantida e de forma gratuita. Esse é o momento para ampliarmos o número de pessoas imunizadas, com essas duas vacinas que protegem e salvam vidas”, comentou o titular da SES-TO, Afonso Piva de Santana.

Para quem não sabe, a vacina é gratuita e tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza e da Covid-19. “A nossa meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários e até o momento nem 10% foi vacinado. Sabemos, como Secretaria de Saúde, que o Dia D é um dia marcante para toda a população tocantinense, que sempre se mobiliza para se proteger contra o vírus”, comentou a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena.

“A orientação que passamos desde o inicio da campanha é que a vacinação seja realizada abrangendo todos os públicos prioritários, ou seja, a vacinação não está sendo realizada por fases, o que faz com que os gestores de saúde aproveitem as oportunidades”, acrescentou a gerente.

Quem pode tomar as doses?

- Vacina Bivalente: Toda a população acima de 18 anos de idade.

- Vacina Influenza: Pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros; crianças de 06 meses a 5 anos (completos); forças armadas; forças de segurança e salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais do transporte público; profissionais portuários; profissionais do sistema de privação de liberdade e trabalhadores da saúde.

Proteção

A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possui a proteção trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza: A e B.

Já a vacina bivalente, tem este nome porque ela recebe um componente da cepa original do vírus (aquela de Wuhan) e mais um componente da variante ômicron.

Documentos

Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.

Doses recebidas

Neste ano, o Tocantins recebeu 550 mil doses da vacina contra a Influenza, que serão utilizadas para imunizar 549.933 pessoas que fazem parte dos públicos prioritários. Até o momento, apenas 47.097 pessoas foram imunizadas.

Desde o início da imunização contra a dose da Covid-19 Bivalente, em fevereiro de 2023, o Tocantins já recebeu 149.664 doses, destas 42.270 foram aplicadas.