Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu sua segunda Carta Patente de Invenção da Universidade Federal do Tocantins (UFT) neste ano de 2021. A concessão foi publicada na Revista de Propriedade Industrial (RPI), número 2658, na seção de Patentes, no dia 14 de dezembro deste ano. A primeira Carta Patente de Invenção da UFT foi publicada em julho deste ano com a tecnologia intitulada “Composição de Maionese com polpa de Açaí”.

O título da tecnologia é “Bebida Láctea Fermentada à Base de Extrato Hidrossolúvel de Amêndoa de Babaçu”, e foi desenvolvida pelos professores de Engenharia de Alimentos, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e da Rede Bionorte: Zilda Doratiotto, Abraham Damian Zuniga e Aroldo Arévalo Pinedo.

O invento refere-se à fabricação de uma bebida láctea e compreende uma composição específica contendo leite, soro de queijo e extrato hidrossolúvel de amêndoa de babaçu (Orbignya speciosa). A bebida é fermentada com cultura probiótica, sendo usada como alimento funcional.

Para a professora Zilda Doratiotto, "esta patente vem contribuir com a área de Tecnologia de Alimentos no desenvolvimento de um novo produto, baseado no coco de babaçu, matéria prima da nossa região; além do que a insere na conservação da biodiversidade da Amazônia Legal", explica.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT, Claudia Auler, destaca que essa patente é mais uma tecnologia produzida pela UFT na Amazônia Legal, com todos os contratempos e dificuldades. “A tecnologia protegida por essa patente mostra que a ciência da UFT está promovendo e possibilitando o uso sustentável de nossa biodiversidade, e pode ser ampliada para outras realidades. O processo de depósito e concessão de uma patente é longo e envolve várias etapas, exigindo tempo e dedicação dos pesquisadores e do NIT da Universidade. Em 2021 tivemos as primeiras concessões de patentes da UFT, o que mostra que estamos avançando na proteção de propriedade intelectual e que as tecnologias desenvolvidas estão sendo reconhecidas como inovadoras por terem novidade, aplicação industrial, atividade inventiva e suficiência descritiva”.

De acordo com dados do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a UFT detém 106 ativos de propriedade intelectual, desses 50 são pedidos de patentes e 56 registros de programa de computador. Este ano, foram depositados 14 ativos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Núcleo de Inovação Tecnológica

O NIT é o setor responsável pelos trâmites internos para a proteção de propriedade intelectual, como recebimento de comunicados de invenção, preparação e formalização de contratos de cessão de titularidade, entre outros, bem como pelo depósito e manutenção dos ativos imateriais junto ao INPI.