Uma das ações mais bem sucedidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) durante 2021, realizada por meio de sua Diretoria de Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental, foi o Orienta Naturatins, que encerrou o ano com 421 atendimentos presenciais, em 19 municípios.
Tendo como público preferencial produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos e consultores, o Orienta Naturatins tem como objetivo levar orientação sobre os serviços do Instituto, dentro das diretrizes do Governo do Tocantins, que é levar facilitar os processos de regularização, reduzir a burocracia e dar celeridade para o desenvolvimento do Estado, sempre respeitando a legislação ambiental.
O Orienta Naturatins oferece atendimento individual e personalizado, onde é possível conversar com técnicos de diversas áreas para tirar dúvidas sobre licenciamento, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de oferecer serviços de protocolo, jurídico e emissão de carteira de pesca. Esclarecimentos sobre julgamento de multas, prazos para defesa e recursos administrativos, segurança de barragem e carteira de pesca, também fazem parte do escopo de serviços oferecidos.
Para o diretor de gestão e regularização ambiental do Naturatins, Felipe Mansur Pimpão, os números apresentados durante o ano de 2021 reforçam o sucesso do Orienta Naturatins, o que deve qualificar a ação para que tenha continuidade neste ano. “Tanto nós, da equipe técnica, quanto as pessoas atendidas, tivermos o mesmo sentimento: de estar mais próximos e sermos ouvidos; também percebemos o tamanho da carência de alguns lugares que ainda têm dificuldade para acessar o órgão ambiental e por isso têm muitas dúvidas a respeito do meio ambiente e dos processos de licenciamento”, avalia o diretor.
O presidente do Naturatins, Renato Jayme, também pontuou a aproximação que ação promove entre os usuários dos serviços e os técnicos do órgão do órgão ambiental. “Foram 19 edições, atendendo produtores e empreendedores do nosso Estado na ponta, entregando todos os serviços do Naturatins com qualidade, aproximando os usuários nossos serviços e melhorando a imagem do órgão”, ressalta.
Felipe Pimpão destaca que a Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental apresentou outros resultados positivos. Por meio de sua Gerência de Licenciamento Ambiental (agenda marrom), foram realizadas 3.271 análises de demandas diversas, elaboração de 389 notas técnicas e realização de 302 vistorias.
Já a Gerência de Controle e Recursos Florestais (agenda verde) realizou 2.459 análises e 255 vistorias. E a Gerência de Controle e Uso dos Recursos Hídricos (agenda azul) deu conta de 1.021 análises e 54 vistorias. “Isso sem contar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a quem coube a análise de 1.114 demandas, com necessidade de realização de dez vistorias in loco”, completou Pimpão.