Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Projeto Ação da Cidadania, está desenvolvendo uma Campanha Solidária para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes provocadas pela cheia do rio Tocantins e seus afluentes. O objetivo da campanha é amenizar as perdas das mais de 800 pessoas afetadas pelas cheias no Estado, por meio da doação de alimentos não perecíveis, roupas e utensílios domésticos.

Todos os campus da Universidade estão envolvidos na ação e as doações podem ser feitas tanto nos campus quanto por agendamento, por meio dos "disk doações" de cada polo da UFT. Equipes de voluntários serão mobilizadas para buscar em domicílio as doações feitas por telefone.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, é papel da UFT, enquanto instituição, promover ações de apoio à comunidade tocantinense em momentos como este, em que, principalmente, a população mais vulnerável é afetada. “Nós, enquanto Instituição de Ensino Superior, temos um papel social com as comunidades e com as pessoas do nosso Estado do Tocantins. E esse é um momento de todos nós unirmos forças e termos um olhar solidário para com as pessoas. A UFT tem esse papel, também, de ajudar a população". 

Participe da campanha: a Proex vai até você buscar a doação

A pró-reitora também convida a população para apoiar a ação. "Pedimos à comunidade que nos ajudem nesta ação. Podem nos contatar nos números que estão nos cards, que iremos buscar a doação, seja de utensílios domésticos, comida, roupas, cobertores e até recursos financeiros". 

Para quem optar por fazer uma doação em dinheiro, uma equipe voluntária será designada para acompanhar o doador no processo de compra dos materiais necessários para o atendimento da população que está desabrigada ou desalojada. A distribuição das doações arrecadadas será feita pela UFT e o comitê da Ação da Cidadania no Tocantins.