Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Atualmente, os Hemocentros do Tocantins estão com estoques críticos, o que compromete o atendimento das unidades hospitalares públicas e privadas de todo Estado. Devido a isso, as equipes de Captação de Doadores estão em busca de parceiros para realizarem coletas programadas. Nesta quarta-feira, 12, um grupo de soldados do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro realizaram doações de sangue. Outra equipe do Batalhão já está agendada para coleta nesta quinta-feira, 13.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES – TO), por meio da Hemorrede Tocantins, tem ficado em alerta diante dos estoques críticos apresentados nos últimos meses. Devido ao avanço no número de casos da Covid-19, e também, ao  aumento dos casos de dengue e influenza, muitos doadores não retornam às unidades de coleta para efetuar sua doação.

A responsável pela área de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes, faz um alerta. "Estamos com estoque em nível crítico e se não houver a participação efetiva da população e uma conscientização social geral para realizar as doações, infelizmente, entraremos em colapso. Estamos trabalhando em busca de parcerias com as empresas e utilizando todos os meios possíveis para buscar novos doadores. O número de doadores caiu significativamente, porém com o aumento da Covid, Gripe e Dengue, a situação está pior”, disse. 

A servidora também agradece a todos os doadores que estão comparecendo às Unidades de Coleta. “Neste tempo de dificuldades podemos contar com doadores fiéis e a eles agradecemos de coração. Por causa deles ainda estamos conseguindo salvar vidas”, afirma. 

Coletas programadas

22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, dia 13/01, das 8h às 12h

Igreja Adventista do Sétimo Dia – 706 sul, dia 22/01, das 8h às 12h

Feira Coberta do Aureny I, dia 27/01 das 08h às 17h30

Igreja Adventista do Sétimo Dia – Taquaralto, dia 29/01, das 8h às 12h