Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Além do presidente, devem comparecer no evento a primeira-dama Michele Bolsonaro e a ministra Damares

Além do presidente, devem comparecer no evento a primeira-dama Michele Bolsonaro e a ministra Damares Foto: Marcelo Camargo/EBC

Foto: Marcelo Camargo/EBC Além do presidente, devem comparecer no evento a primeira-dama Michele Bolsonaro e a ministra Damares Além do presidente, devem comparecer no evento a primeira-dama Michele Bolsonaro e a ministra Damares

De acordo com a Prefeitura de Porto Nacional, o presidente da República, Jair Bolsonaro, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ministra Damares Alves devem participar dia 4 de fevereiro do lançamento do 'Programa DNA Esportivo do Brasil Talentos'. O prefeito da cidade, Ronivon Maciel participou nessa quarta-feira, 12, de uma reunião para definição e alinhamento da programação. Segundo é informado, o evento é fruto de articulação do deputado federal Vicentinho Júnior. 

Em Porto Nacional, aproximadamente cinco mil alunos, do 1º ao 9º ano, devem participar do programa federal e cerca de 63 municípios enviarão representantes para o evento de lançamento.

Durante a reunião o prefeito Ronivon Maciel disse que Porto Nacional sempre teve grande representatividade em diversas áreas, sobretudo na política. "Com certeza esse é um programa que potencializará as vocações e também o talento de nossas crianças. Para nós é uma enorme satisfação por entender que o Programa irá contribuir para que agora e no futuro tenhamos cidadãos com mais aptidões e confiança por desenvolverem aquilo que gostam e tem vocação”, enfatizou o gestor.

Curso de formação e capacitação

O presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Educação e Esporte - IDECACE, Jefferson Luiz do Nascimento, também participou da reunião e disse que antes do lançamento do Programa, será realizada um curso de formação e capacitação para profissionais de 63 cidades do Tocantins, para a implantação do 'DNA Esportivo do Brasil'. O programa começará a ser executado em Porto Nacional, a partir do dia 15 de fevereiro.

"Hoje alinhamos a vinda do presidente da República e o lançamento do DNA Esportivo do Brasil, bem como a comprovação do programa no município e em todo o Tocantins. Após isso, iremos em busca da detecção de talentos através dos profissionais que receberam a capacitação e formação para realizar essa identificação em suas respectivas cidades”, explicou Jefferson.

DNA Esportivo do Brasil

O Programa tem como intuito detectar talentos para o esporte e a vocação profissional, restringido em um método científico nas áreas que tem nos seus fundamentos os seguintes pressupostos: avaliação biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora.

Em Porto Nacional, o programa irá atuar na formação de atletas, adequação e criação de infraestrutura esportiva, detecção de talentos esportivos, orientação vocacional, implantação de sistema de gestão nos centros esportivos, disseminação das metodologias de atletas olímpicos e criação de uma campanha social para envolvimento da população.

(Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Nacional)