Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

A equipe matricial de humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP) conta com um projeto especial chamado “Cinema no Ap”. A iniciativa  atende todas as alas de internação do hospital, inclusive as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e, agora, atende também crianças internadas na ala pediátrica. O projeto atende cerca de 60 pessoas por mês.

A supervisora de Humanização do HGP, Goiamara Borges, destaca que o projeto é uma das atividades da Unidade que vem ao encontro com a Política Nacional de Humanização  (PNH). "O 'Cinema no AP' tem uma grande importância quando se fala de assistência humanizada, e tem mudado as rotinas dos pacientes. Só temos gratidão à nossa equipe, que atua junto aos pacientes, e aos voluntários envolvidos que doaram equipamentos e DVDs”, afirma. 

Para o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, a iniciativa proporciona aos pacientes e acompanhantes momentos de entretenimento dentro do ambiente hospitalar. "Além disso, ajuda na recuperação dos usuários. É uma grande satisfação para nós”, comemora. 

A moradora de Palmas, Jessica Dias, que está acompanhando seu filho na ala pediátrica, aprovou a iniciativa. "Ajuda a distrair a criança. É muito bom poder ter um projeto como este no hospital”, segundo ela. 

A psicóloga Cíntia Soares Pedreira reforça que a ação minimiza o desgaste emocional gerado pela hospitalização aos usuários e seus familiares, trazendo um ambiente mais lúdico e alegre. "O cinema é um recurso valioso neste processo auxiliando  a questão emocional e psíquica, principalmente nas crianças”, acrescenta. 

Como ter acesso?

Primeiramente a equipe ou algum familiar agenda o horário no setor de Humanização. Logo depois, o profissional leva o rack móvel com um aparelho de TV e DVD para o quarto do paciente, em seguida é exibido o filme e recolhido no horário marcado.

Como ajudar o projeto?

Para ajudar a ampliar o projeto que beneficiará mais pacientes, as instituições, empresa ou as pessoas que desejam ser voluntárias doando DVDs, TVs ou rack móvel podem entrar em contato com a Associação de Amigos do HGP pelo Instagram @amigosdoHGP.