Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras) emitiu nesta sexta-feira, 21, documento reivindicando do secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, que seja incluso o pagamento da indenização extraordinária da covid-19 a todos os profissionais lotados nestas alas clínicas médicas. A reivindicação é pela necessidade e reclamação dos servidores.

Frisando a lei 3.705, de 22 de julho de 2020, que institui a referida gratificação, esta demanda já foi levada pelo sindicato ao governo do Estado ano passado cobrando valorização e reconhecimento aos profissionais que estão lhe dando de frente com pacientes acometidos pela covid-19.

A entidade compreende que é um direito de qualquer profissional que tenha contato com pacientes infectados pelo vírus. “Entendemos que não existe aquele que merece mais ou merece menos. Entendemos que todo profissional que atende diretamente pacientes acometidos pelo vírus, ou que venham ter contato com pacientes ou materiais contaminados são merecedores desta gratificação”, ressalta o presidente Manoel Miranda.

Outra preocupação do sindicato é a proteção dos profissionais durante o laboro nas unidades de saúde principalmente neste período pandêmico, por isso cobra todos os equipamentos de EPI´s para protegê-los das doenças infectocontagiosas.

A direção do Sintras relata que é inadmissível não fornecer ao servidor em quantidade e em material de qualidade luvas, viseiras, óculos, avental, propés e 4 máscaras por plantão de 12h para realizar os procedimentos necessários à recuperação da saúde dos pacientes.