Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As faturas de energia do mês de janeiro de 2022 estão contemplando o bônus criado pelo Governo Federal por meio do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. A estratégia foi adotada por conta da escassez hídrica vivenciada no país, estabelecendo um bônus para os consumidores que conseguissem reduzir o consumo de energia nos meses de setembro a dezembro de 2021, comparado ao mesmo período de 2020.

Na concessão da Energisa Tocantins, 194.438 clientes receberam o bônus por terem conseguido reduzir o consumo de energia entre 10% e 20%. Todo esse esforço significou uma redução superior a 42,6 milhões de kWh. Só para ilustrar, esse volume economizado daria para manter quase 18 mil residências durante um ano com consumo médio de 200 kWh por mês.

O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO), Rudnei Fonseca, ressalta a importância dessa iniciativa. “Em janeiro nós temos esse resultado fantástico, mostrando que milhares de famílias se conscientizaram da importância da redução do consumo de energia por conta do momento crítico que passamos no ano passado e, provavelmente, vamos demorara para sair”, alerta.

Segundo a Energisa, é importante que as pessoas saibam que, em fevereiro, a fatura de energia virá o valor normal, sem o desconto. "Todos devem ter ciência disso para que não impacte no orçamento familiar, nem gere insatisfação sobre o aumento no valor. Por tanto, é importante manter os hábitos de consumo consciente e redução no dia a dia”, destaca o presidente do conselho", segundo a Energisa.