Com uma gestão pública financeira eficiente e uma economia cada vez mais sólida, o município de Palmas caminha para se transformar em uma cidade com ambiente inovador e propício para negócios. Nesse sentido, a Prefeitura da Capital tocantinense busca atrair investidores privados para estabelecer contratos de prestação de serviços de médio e longo prazos, por meio de concessões ou as chamadas PPPs, parcerias público-privadas.
Projetos nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento urbano já vêm sendo objeto de estudo por parte da Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis (Secres), responsável pela interlocução com potenciais parceiros privados. Paralelamente, a Prefeitura de Palmas aderiu ao programa “Selo de Compromisso Municipal com concessões e PPPs”, uma iniciativa inédita no Brasil, da empresa Radar PPP, que reconhece os municípios que priorizam contratos de investimento privado em infraestrutura e serviços públicos, inovando e criando mais valor para usuários, governos e investidores.
“As parcerias público-privadas são transformadoras e essenciais na construção de cidades inteligentes, e Palmas está na vanguarda desse processo ao aderir ao Selo”, disse a prefeita Cinthia Ribeiro. Além de promover inovação, ao atrair recursos privados para investimento em infraestrutura e serviços públicos, a Prefeitura de Palmas estimula a geração de postos de trabalho e de renda entre a população local.
“A obtenção do selo é um passo importante para que Palmas ganhe ainda mais visibilidade, pois passa a integrar um ambiente transparente e eficiente para a implantação e gestão de contratos de concessões e PPPs”, afirma a prefeita. Cinthia lembra que a Capital tocantinense já é reconhecida nacionalmente como uma cidade comprometida com a inovação, visto que conquistou pelo sexto ano seguido, em 2021, o prêmio de cidade mais conectada e inteligente da região Norte do Brasil.
“Esse é apenas um dos muitos prêmios que Palmas vêm conquistando ao longo dos últimos anos, graças a uma gestão pautada pela responsabilidade fiscal e o esforço na busca por crescimento sustentável e, principalmente, o cuidado com as pessoas”, destaca Cinthia Ribeiro, que vem conduzindo Palmas em meio à pandemia do novo coronavírus com responsabilidade e firmeza, tendo alcançado 82% de cobertura vacinal contra a Covid-19 na população acima de 12 anos em um ano de campanha de imunização.