Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

Termina nesta segunda-feira, 31, o procedimento obrigatório para atualização cadastral e vistoria técnica nos veículos que atuam na prestação de serviço do transporte escolar da Capital. Os permissionários que ainda não concluíram o processo podem fazer o agendamento no período da tarde, das 13 às 19 horas, por meio do fone 3212-7572, ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), localizada no 3º andar do prédio da Prefeitura, na Av. JK.

A profissional Edvânia da Silva Oliveira, que trabalha há quatro anos na área de transporte, conseguiu concluir as etapas, e avaliou que a atualização é necessária para garantir mais segurança na prestação dos serviços. “Nós trabalhadores temos que passar segurança para os pais das crianças, e para nós também. Por isso, é importante seguir as recomendações técnicas e de prevenção sanitária. O nosso segmento foi um dos que mais sofreu impactos econômicos por conta da pandemia. E o que nós queremos é retomar os trabalhos com segurança”, lembrou.

Prevenção sanitária

A Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) também acompanha as vistorias, reforçando aos profissionais a necessidade do respeito aos protocolos de segurança sanitária durante o transporte dos alunos. Os permissionários assinam um termo técnico com as recomendações de segurança que devem ser cumpridas tais como: manter a limpeza e higienização entre uma viagem e outra; controlar a capacidade de lotação do veículo; exigir o uso de máscaras; disponibilizar álcool em gel; manter os vidros do veículo abertos para facilitar a ventilação, além de vedar o consumo de alimentos no interior dos veículos.

Já os agentes de Trânsito e Transporte vistoriam as condições documentais dos responsáveis e dos veículos, e acompanham a avaliação técnica de um profissional de mecânica que fica responsável por monitorar o estado dos freios, pneus, cinto de segurança, dentre outros itens da parte técnica das conduções escolares. 

O prazo teve início em 12 de janeiro, mas segundo informações da Diretoria de Gestão e Transporte da Sesmu, até esta segunda, 31, apenas oito permissionários finalizaram a atualização cadastral e a etapa de vistoria técnica.