Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O presidente da Adetuc, Hercy Filho, em gravação para a Semana de Arte Moderna

O presidente da Adetuc, Hercy Filho, em gravação para a Semana de Arte Moderna Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera O presidente da Adetuc, Hercy Filho, em gravação para a Semana de Arte Moderna O presidente da Adetuc, Hercy Filho, em gravação para a Semana de Arte Moderna

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, esteve nessa segunda-feira, 31, em gravação na Universidade  Estadual do Tocantins (Unitins). A gravação foi a primeira de uma série voltada para a celebração do centenário da semana de arte moderna de 22 e foi acompanhada pelo superintendente de desenvolvimento da cultura, Relmivam Milhomem.

Hercy destacou a importância de se celebrar o modernismo para o desenvolvimento da cultura. “É importante lembrar os grandes artistas modernistas, especialmente para que as futuras gerações possam se espelhar e valorizar a cultura brasileira. Incentivar a cultura é uma das prioridades do Governo”, ressaltou.

A Semana de arte moderna

A Semana de Arte Moderna foi um movimento organizado por um grupo de intelectuais e artistas, que marcou a história da arte no Brasil. Realizada no momento histórico do pós-guerra, o movimento traz sem seu corpo a força de uma mudança do ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país, trazendo as influências das vanguardas europeias dentro dos estilos do cubismo, futurismo, surrealismo  entre outros. Esse movimento, comemora este ano 100 anos.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, a Academia Palmense de Letras (APL), Conselho Estadual de Cultura, Secretaria da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e Universidade  Estadual do Tocantins (Unitins) e apoio Fundação Cultural de Palmas, promovem entre os dia 14 e 18 de fevereiro, a Comemoração Centenário da Semana de Arte Moderna, em breve programação.