Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Wladimir Machado

Foto: Wladimir Machado

O Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), publicou na sexta-feira, 28, o edital nº 01/2022 de Chamamento Público para seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) interessada em celebrar Termo de Colaboração para a realização do projeto Sexta Cultural 2021/2022, com 18 edições.

De acordo com edital, a OSC deve comprovar com atuação no âmbito artístico e cultural para celebrar Termo de Colaboração destinado à elaboração de Plano de Trabalho para realização de 18 edições da Sexta Cultural 2021/2022, sendo oito edições em Palmas e as outras 10 em cidades do interior do Estado, sendo duas em Araguaína, duas em Augustinópolis, duas em Guaraí, duas em Gurupi, uma em Dianópolis e uma em Natividade. O projeto está previsto para iniciar a partir de junho de 2022.

A Sexta Cultural reúne diversos segmentos artísticos e culturais do Tocantins com apresentações de música, circo, dança, teatro, grupos de cultura popular e tradicional (indígenas, quilombolas e afrodescendentes) e cultura urbana, e ainda, com a venda de artesanatos, comidas e bebidas.

O evento tem como objetivo promover e fomentar a produção e o intercâmbio cultural, buscando dar visibilidade às linguagens artísticas da música, circo, dança, teatro, à cultura popular e tradicional e aos artesãos tocantinenses, levando gratuitamente para o público de Palmas e cidades do interior do Estado músicas do cancioneiro popular do Estado e da nova geração da cena cultural tocantinense.

“A continuidade do projeto Sexta Cultural, é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, que apoia e busca valorizar os segmentos artísticos e culturais, como forma de fomentar a cadeia produtiva da cultura do Estado e economia criativa, além de oportunizar a geração de renda para classe artística de várias regiões do Tocantins”, destacou o presidente da Adetuc, Hercy Filho.

Sexta Cultural

O projeto Sexta Cultural é considerado um dos maiores eventos do calendário cultural do Tocantins, que conta com diversas atrações gratuitas, entre shows, intervenções artísticas circenses, dança e manifestações populares, além de exposição e comercialização de artesanato e de comidas regionais.