Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Araguaína, entre os anos de 2017 e 2021, apresentou queda no número de casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI). A queda se deu em grande parte após a implantação da 2ª Divisão Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP), ocorrida em julho de 2017. Neste mesmo ano foram registradas 107 ocorrências, no ano seguinte os números caíram para 71, em 2019 foram 62 ocorrências, em 2020 o total foi de 42 e em 2021 foram contabilizadas 40 ocorrências dessa natureza.

Neste primeiro mês de 2022, foram registrados dez casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais, contudo o delegado-chefe da 2ª DHPP, Guilherme Torres, explica que todos os casos já estão com investigação em andamento. “Tratam-se de fatos isolados, sem relação em comum entre os casos, e em 90% deles já temos a indicação de autoria, com várias pessoas presas. A população deve se tranquilizar e evitar a propagação de notícias enganosas”, afirmou. 

Sobre os bons resultados alcançados entre os anos de 2017 e 2021, o delegado destaca que a redução dos crimes reflete a consolidação das estratégias conjuntas das Forças de Segurança do Tocantins. “Os números reforçam o compromisso da Polícia em apurar e reprimir esses crimes. As investigações resultam em prisões e apreensões, tirando criminosos, armas e munições de circulação”, informou. 

Quais são os crimes violentos letais intencionais?

Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) é a designação criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para a categoria de crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo com resultado morte, esse último também conhecido como latrocínio.