Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína segue ampliando os investimentos na Saúde, que neste ano tem orçamento maior que R$ 203 milhões. Com parte desse recurso, a Prefeitura vai reformar todas as UBS (unidades básicas de saúde) seguindo um cronograma. As quatro primeiras unidades terão início de obra já na próxima semana: UBS Bairro de Fátima, UBS Albeny Soares (Setor Couto), UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João) e UBS Manoel dos Reis (Jardim das Flores).

“As obras vão trazer mais conforto e segurança para a população, e em algumas UBS serão ampliadas para aumentar a capacidade de atendimento. As reformas serão completas, do teto ao piso, com troca da climatização, e modernização do sistema de informática”, afirmou a diretora de convênios da Saúde, Márcia Costa.

Mudança no atendimento

A partir desta próxima segunda-feira, 7, até o término das obras, com previsão em três meses, os pacientes dessas unidades que passaram por reforma serão redirecionados para outras nas proximidades. Os moradores do Bairro de Fátima deverão buscar a UBS Nova Araguaína e as pessoas que vivem no Bairro São João devem ir para a UBS Manoel Maria (Setor Cimba).

Já os moradores que frequentam a UBS Albeny Soares continuarão sendo atendidos no mesmo setor, na UBS Couto Magalhães.  Os moradores do Jardim das Flores também terão atendimento no mesmo setor, em um imóvel localizado na Rua das Bromélias, Quadra E, s/n, que fica próximo à UBS.

Nessas unidades, o horário de atendimento será ampliado para 7 às 19 horas, sem período de almoço. “Os funcionários das unidades que estarão em reforma também serão remanejados para aumentar a capacidade de atendimento, garantindo o acesso a todos os moradores”, afirmou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Cordeiro.

Obras

Em todas as UBS será feita reestruturação da cobertura, com troca de telhas, calhas, rufos e forros de gessos. As paredes receberão impermeabilização e pintura nova para que não haja ocorrência de mofos. Haverá polimento e impermeabilização dos pisos, que serão trocados onde o serviço não for suficiente para garantir a durabilidade. Esquadrias deterioradas, como portas de madeira e janelas de ferro, também devem ser trocadas quando necessário.

A reforma também trará mais segurança para os pacientes com implantação de cercamento de gradil em algumas UBS, com a Manoel dos Reis, e ainda cerca elétrica para melhor proteção ao patrimônio público.

O paciente também terá mais conforto com a troca de todo o sistema de climatização, substituindo em algumas unidades os antigos aparelhos de ar-condicionado por novos do tipo split. A capacidade de consultórios será aumentada em algumas UBS, oferecendo assim maior apoio de serviços de saúde para a população.

Será feita ainda modernização do sistema de informática da unidade. Todos os consultórios terão pontos de internet para computadores e impressoras.

Investimentos em Saúde

Desde 2013, a comunidade araguainense vem acompanhando a ampliação da rede de atendimento e melhoria os serviços oferecidos na cidade. Foram entregues oito novas UBS, como dos setores Ponte, Maracanã e Costa Esmeralda, e outras seis passaram por reformas e ampliação, como nos setores Palmeiras do Norte e Araguaína Sul.