Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário da Casa Civil e o secretário do Planejamento representaram o governador na reunião

Secretário da Casa Civil e o secretário do Planejamento representaram o governador na reunião Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves Secretário da Casa Civil e o secretário do Planejamento representaram o governador na reunião Secretário da Casa Civil e o secretário do Planejamento representaram o governador na reunião

O Tocantins é um dos nove estados que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que na manhã desta quinta-feira, 3, em reunião extraordinária, elegeu o novo presidente da organização para o exercício de 2022. Representando o governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, e o secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, participaram da reunião.

O Consórcio visa criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns em toda a Amazônia e atualmente é presidido pelo governador do Maranhão, Flávio Dino.

Após comunicar a necessidade do afastamento da presidência para se dedicar a campanha ao senado nas eleições 2022, Flávio Dino agradeceu a participação de todos e a unicidade do grupo para atender as demandas em comum. Em seguida, convocou a eleição para o novo presidente do Consórcio, que deverá assumir a presidência a partir do dia 1º de abril de 2022.

Considerando que 2022 é um ano eleitoral e que os demais membros também irão se dedicar à campanha eleitoral, o governador do Amapá, Waldez Góes, se colocou à disposição para assumir a presidência do Consórcio. Góes foi eleito por unanimidade pelos governadores dos estados do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá, Amazonas e Tocantins, que compareceram à reunião.

Os secretários Deocleciano Gomes e Sergislei de Moura lamentaram o afastamento do governador Flávio Dino, compreendendo as razões apresentadas. Contudo manifestaram apoio ao novo presidente do Consórcio, o governador Waldez Góes, colocando o Estado do Tocantins à disposição para contribuir no cumprimento das metas e com isso tornar a Amazônia Legal em uma região competitiva e sustentável. 

Consórcio

O Consórcio é constituído como autarquia, em atividade desde 2019, e reúne nove governos subnacionais em torno de compromissos comuns. O Consórcio é formado pelos nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Sua missão consiste em acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais e se tornar referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.