Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Com 15 pontes de concreto já entregues para a população da zona rural de Araguaína, o Município segue com o trabalho de fortalecimento da infraestrutura no campo. Ao todo, serão construídas 26 pontes em estradas vicinais que dão acesso a comunidades rurais e assentamentos da região.

O Programa Travessia já beneficiou centenas de famílias e faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Araguaína para levar mais conforto e segurança às comunidades rurais e facilitar o escoamento de produção agrícola. O objetivo é auxiliar o produtor desde o plantio, até a produção e a venda dos alimentos produzidos pelas famílias.

“Nós estamos pensando em todo o ciclo que envolve a produção rural, desde a estrada até o plantio e o escoamento da produção. A comunidade rural é extremamente importante para o funcionamento da cidade, é do campo que vem o alimento e nós estamos valorizando o produtor, trazendo mais qualidade de vida, mais oportunidade de crescimento”, afirmou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

Máquinas na estrada

Juntamente com a construção das pontes, as equipes da Secretaria da Infraestrutura estão melhorando as condições as vicinais por meio do Programa Máquinas na Estrada, recuperando as estradas para garantir o acesso às regiões mais distantes. O serviço prevê cascalhamento com compactação e construção de bueiros.

Locais como o PA (Projeto de Assentamento) Levinha, Brejão, Paraíso e Rio Preto já estão sendo beneficiados e somam 106 quilômetros de estradas recuperadas, garantindo também o acesso dos estudantes às escolas.

Da venda ao plantio

Com a melhoria da infraestrutura das estradas que dão acesso à zona rural, está sendo possível garantir toda a estrutura que beneficia o produtor rural com o auxílio durante a produção dos alimentos e até mesmo na compra da colheita. São cerca de 300 produtores beneficiados pelo Programa Compra Direta, que adquire o excedente da produção agrícola familiar, levando estes alimentos para as escolas e creches municipais, sendo utilizados na merenda escolar. Em 2021, 199 toneladas de alimentos foram adquiridos, injetando quase R$ 1 milhão na economia local.

Para que os produtores consigam atender a demanda local de alimentos, a Prefeitura também tem feito a distribuição de calcário entre os pequenos produtores. O material tem a função de corrigir a acidez do solo, aumentando a disponibilidade de nutrientes e consequentemente o resultado do plantio.

A distribuição é feita após um cadastro na Prefeitura de Araguaína e a análise do solo de cada propriedade rural. Além disso, o Programa Trator na Roça disponibiliza máquinas para preparar o solo de acordo com as necessidades dos produtores rurais.