Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A zona rural de Araguaína segue recebendo investimento para melhoria no tráfego nas estradas, facilitando o acesso de moradores, turistas e escoamento da produção, principalmente da agricultura familiar. Por meio do Programa Travessia, a Prefeitura está construindo pontes de concreto para encurtar as distâncias e trazer economia de combustível aos moradores. Já foram entregues 21 unidades e quatro novas estão em construção, sendo uma delas de grande porte, com 28 metros.

A ponte de grande porte fica sobre o Ribeirão Gurgueia, na região do Barra da Grota, com entrada mais próxima pela rodovia TO-222. “Essa estrada rural é mais conhecida como Estrada do Chapéu. Durante a temporada de chuva, o percurso inicial dela é inundado pelo ribeirão, já que o trecho está bem ao lado da margem. Com a nova ponte, será possível evitar esse trecho inicial, com um atalho, um acesso facilitado”, explicou o prefeito Wagner Rodrigues.

Outras três pontes que então em construção ficam no Povoado Brejão e PA (Projeto de Assentamento) Manoel Alves. No primeiro será instalada uma unidade de 8 metros e no segundo duas unidades com 10 metros. A largura padrão é de 4,50 metros, o suficiente para passagem de dois veículos ao mesmo tempo em sentidos opostos.

Todas as quatro pontes já tiveram a base concluída e esperam o processo de secagem do concreto para a implantação dos pilares de sustentação, que devem ser instalados neste mês.

Programa Travessia

As estruturas são em concreto pré-moldado, o que agiliza a obra e contribui para que a obra seja executada mesmo durante a chuva. Neste ano, a Prefeitura já entregou várias outras pontes construídas durante o período chuvoso, entre elas estão três na região do PA Araguaminas, mais conhecido como Caju Manso, também no Povoado Coco Salviano sobre o Rio Lontra.

Dentre os outros locais beneficiados estão PA Levinha, Estrada Waldemar Carrilho, PA Rio Preto, Povoado Garimpinho, PA Caracol, PA Coruja, PA Três Riachos, PA Paraíso e Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína).

Estradas de qualidade

Junto com as pontes, o Programa Máquinas na Estrada já recuperou mais de 100 quilômetros de estradas vicinais, facilitando o acesso a regiões mais distantes. Um dos trechos já recuperados é a TO-422, rodovia estadual que passa pelo Daiara.  “Estamos dedicando máquinas exclusivas para o trabalho na zona rural. Isso é importante para um trabalho contínuo que a estrada de terra precisa”, destacou o prefeito Wagner.