Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Araguaína é a única cidade do Estado que possui a Central de Interpretação de Libras (CIL), responsável por auxiliar surdos e deficientes auditivos na comunicação. Os intérpretes realizam o atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e estão disponíveis para diversos auxílios, como acompanhamento em atendimento médico na rede pública e interpretação nas audiências judiciais.

A CIL faz parte da Secretaria da Assistência Social de Araguaína e atua desde 2013 no município. Segundo o levantamento do órgão, atualmente estão cadastrados 35 surdos e deficientes auditivos, desses 20 fazem uso do serviço com frequência.

De acordo com a Diretora de Políticas Públicas, Roberta Barros, por meio da solicitação, é possível viabilizar o acesso destas pessoas aos serviços públicos e informações diversas, oferecendo mais qualidade de vida. “O serviço é de grande importância para que a comunidade de surdos, pessoas com deficiência auditivo ou cego surdo se sinta incluído. A língua de sinais é o primeiro passo para que ele consiga ter acesso a vários serviços, com qualidade e eficiência. Dessa forma ampliamos a comunicação, direito garantido na nossa constituição”.

Quando solicitar

Os intérpretes da CIL estão aptos para auxiliar em situações como: solicitação de emissão de documentos pessoais, cadastramento nos programas sociais governamentais, consulta de situação de benefícios, interpretação em audiências judiciais, atendimento médico em unidades da rede pública de saúde, auxílio na consulta de benefícios ao trabalhador e entre outros. Alguns casos podem ser avaliados pela central para realizar o atendimento.

Como ter acesso

Para obter o atendimento, é necessário portar os documentos pessoais e ir até a Secretaria da Assistência Social de Araguaína, que fica localizada à Rua Humberto de Campos, nº 508, no Bairro São João. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Capacitação

Para ampliar a acessibilidade, a Prefeitura já capacitou 160 servidores municipais no curso de interpretação de Libras, com objetivo de oferecer essa acessibilidade nos atendimentos do Município, como na recepção de UBS (unidades básicas de saúde, com uma abordagem e intérprete para as pessoas com surdez).