Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Thaís Ramalho

Foto: Thaís Ramalho

Em visita à Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) nessa segunda-feira, 7, o presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Marco Aurélio Giralde, acompanhado do superintendente de Gestão e Governança, Brunno Sales e do superintendente de Sistemas de Informação, Roniselton Barreto, conheceu o projeto do Parque Tecnológico do Tocantins. Na oportunidade, os gestores projetaram a parceria com a instituição para alavancar a economia do Estado.

Planejado em uma área total de 424.278.89 metros quadrados, próximo à Praia da Graciosa, o parque será um polo de ciência, tecnologia e inovação e mola propulsora para o incentivo à novos negócios e o desenvolvimento do Tocantins.

O projeto, apresentado pelo presidente da Fapt, Márcio da Silveira, abrange, no âmbito do Centro de Inovação, onde terá participação efetiva da ATI, um ecossistema de inovação que engloba um ambiente de desenvolvimento de conexões envolvendo entes tecnológicos, órgãos de fomento, startups, fornecedores, entre outros. “Será um espaço estratégico onde empresas e instituições do setor tecnológico irão se desenvolver”, explica Márcio.

O modelo do Tocantins tem como referência o Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), que tem, entre os objetivos, atrair empresas e startups das áreas de Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Nanotecnologia e Telecomunicações. “Hoje, em Brasília, vemos a consolidação de um parque moderno que alavanca a matriz socioeconômica regional, além de ser um polo de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. Com o Tocantins não será diferente, por isso somos parceiros da Fapt no sentido de buscarmos todas as ferramentas necessárias para apoiarmos esse projeto e leva-lo ao conhecimento de todos”, afirma Giralde.