Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO), nessa terça-feira, 8, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) cobrou do Governo do Estado soluções que atendam as demandas da Segurança Pública. Na ocasião, o parlamentar destacou a necessidade em ampliar o número de convocados do concurso da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em dar posse aos integrantes que fizeram o concurso da Polícia Penal e valorizar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Categoria (PCCR) do Sistema Socioeducativo.

Geo pontuou sobre a falta de efetivos na Segurança Pública e como isso prejudica a população. “Precisamos que o Estado promova o aumento do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Nós temos uma ausência de efetivo significativa. O número atual de policiais não atende à demanda da população”, afirmou.

O deputado ainda destacou que a situação se agrava nas cidades do interior. “Se você está em um município no interior do Estado de menor porte, não há policiais. Se houver a necessidade de deslocamento de uma viatura para outro município, até chegar lá, o que tinha que acontecer já aconteceu. Não há segurança nem para os próprios militares que fazem a ronda ostensiva, se precisar de apoio, não há”, disse.

“Nos últimos dias foi amplamente divulgado na mídia casos violentos em diferentes regiões do nosso Estado. A gestão precisa promover o investimento necessário para evitar casos como os que vêm acontecendo”, complementou.

Polícia Penal e Sistema Socioeducativo

Em sua fala, Geo também lembrou sobre a demora em convocar os integrantes que fizeram o concurso da Polícia Penal e que já realizam o curso de formação custeado pelo Estado e não tiveram o seu direito de posse. O deputado ressaltou também a importância da valorização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Categoria (PCCR) para os servidores do Sistema Socioeducativo.