Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em reunião nessa terça-feira, 8, na Secretaria Estadual da Administração (Secad) o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Estado Tocantins (Sintras) cobrou do secretário da administração, Rafael Sulino, progressões, insalubridade e outros assuntos laborais dos servidores para o governo

O presidente do Sintras, incisivamente apontou ao gestor a necessidade da publicação da lista dos servidores aptos a progredir, como também a publicação do ato de efetivação dos pagamentos. O secretário informou que irá averiguar com a equipe técnica da saúde como está a construção desta lista.

Sobre a insalubridade o secretario Rafael já havia pronunciado o cancelamento do termo de notificação da insalubridade para fins de cobranças. Hoje ele tornou a afirmar que estão suspensos todos os atos de cobrança.

Manoel Miranda solicitou a Secad para informar os servidores com um comunicado oficial desta decisão para tranquilizá-los. E frisa “Esses valores de devolução gera impacto na vida deles, pois o problema passa pela necessidade da base”, reforçou o presidente.

Em relação à Medida provisória de nº 27 que trata do pagamento dos passivos Manoel Miranda ratifica mais uma vez ao gestor. “A proposta do governo de dividir os passivos em 96 parcelas gera um descontentamento principalmente aqueles servidores que possuem menores salários. Temos que construir uma proposta viável para a categoria sugerindo um escalonamento observando o valor salarial de cada servidor”, destacou.

Plansaúde

Rafael Sulino anunciou a criação de uma comissão paritária e consultiva para discutir a problemática do plano de saúde que atende os servidores públicos do Estado, o Servir. Com isso já convidando o Sintras para fazer parte da comissão.

O presidente Manoel Miranda disse que a ideia é pertinente. "O sindicato fará parte sim com certeza dessa comissão oportunidade de levar em tempo oportuno as reclamações e falhas dos serviços ofertados pelo plano denunciados pelos beneficiários. E ainda sugiro transformar esta comissão em um Conselho", disse.