Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), em parceria com o Governo do Estado e a Diretoria da Regional Norte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Governo Federal, reuniram empresários e representantes da indústria do Tocantins, na manhã dessa quinta-feira, 10, na sede da Fieto em Palmas/TO, para apresentar novas linhas de crédito que serão disponibilizadas pela Finep, por meio da Agência de Fomento do Estado. 

No total, são onze linhas de crédito oferecidos pela instituição nas áreas de tecnologia e inovação, que estarão disponíveis para atender desde o microempresário até grandes empresas do Estado, com juros atrativos, prazo de carência e, em alguns casos, até 10 anos para pagar.  

“A dificuldade de acesso ao crédito é uma queixa de boa parte dos empresários da indústria do Tocantins. Esse é um problema recorrente que identificamos nas pesquisas de Sondagem Industrial que a Fieto realiza. Por isso, intensificamos nossos esforços, por meio das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Fieto, para reduzir os impactos da falta de crédito para a indústria, buscando parcerias como as que apresentamos hoje, com o Governo do Estado e a Finep, para gerar novas oportunidades e atender as necessidades do setor”, afirmou o presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires.

O secretário da Indústria, do Comércio e Serviços do Estado, Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento do Tocantins. “Este projeto de crédito é fundamental e estratégico para as empresas do Estado. O Governo apoia e incentiva iniciativas como essas, porque é o sucesso do setor que fará a expansão do ciclo econômico e trará mais emprego e renda para nossa população”, disse Lima e Silva.

A presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Denise Rocha, reforçou o compromisso da entidade de promover um ambiente propício para o desenvolvimento do Estado. “A Agência de Fomento está à disposição de vocês para apoiá-los na evolução dos seus negócios”, falou Denise após apresentar as linhas de crédito oferecidas diretamente pela Agência de Fomento. 

O empresário da indústria que desejar saber mais sobre as linhas de crédito apresentadas pela Finep e a Agência de Fomento podem buscar orientação no Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Fieto.  

Edital 

O diretor da região Norte da Finep, Rodrigo Lima, apresentou também uma nova linha de incentivo que está sendo oferecida pela instituição por meio de editais. Neste caso, a Finep receberá projetos voltados à transformação digital e bioeconomia inscritos pelo Edital (já disponível no site da instituição) para aquisição de recursos não reembolsáveis. Os projetos de incentivo podem chegar a R$ 3 milhões, com contrapartida estabelecida pelo edital. “É uma maneira da Finep apoiar projetos inovadores do Norte do país que tenham uma importante representatividade para o desenvolvimento da região”, contou Lima.