Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Diostkan Lima

Foto: Diostkan Lima

O confinamento causado pela pandemia modificou completamente as relações entre as pessoas, o que inclui também as relações amorosas. Conviver 24 horas por dia, mesmo que com um companheiro (a) de uma vida, certamente trouxe situações inusitadas, discussões e reflexões que ainda vão render (e já rendem) crônicas, livros, filmes e até espetáculos teatrais. É o que fez o Grupo Artpalco em sua mais nova produção, o espetáculo teatral “Os Opostos de Distraem”, que será apresentado nesta semana, de terça a sábado, 15 a 19, nas cidades de Muricilândia, Colinas do Tocantins e Araguaína.

A estreia acontece nessa terça-feira, 15, em Colinas do Tocantins com apresentação no auditório do Sebrae, em duas sessões, às 19 e 20h30; na sequência os artistas seguem para a cidade de Muricilândia (16/02) com sessões também às 19 e 20h30, na Câmara Municipal de Muricilândia. A temporada finaliza na cidade de Araguaína, com apresentações no Espaço Cultural Artpalco, na quinta e sexta, 17 e 18, às 20 horas, e no sábado, 19, as 19 e 20h30. A classificação indicativa é de 14 anos e em todas as apresentações a entrada é franca.

Com interpretação dos atores Tatiane Breve e George Henrique Silva, a peça conta a história de Fábio e Beatriz, um casal com personalidades e gostos bem diferentes que se viram “obrigados” a conviver 24 horas juntos, respeitando a quarentena. Com dramaturgia e direção de Luiz Navarro, a comédia faz um recorte das relações em tempos de pandemia e faz um retrospecto desde quando o casal se conheceu até os dias atuais, onde eles revivem os momentos mais marcantes de suas vidas.

Proponente do projeto, a atriz Tatiane Breve explica que a peça aborda de forma bem-humorada situações típicas de relacionamentos amorosos, como convivência, filhos, traições, redes sociais e respeito às diferenças, dentre outras. “De situações inusitadas a declarações de amor megalomaníacas eles percebem que realmente foram feitos um para o outro, e que no final das contas é necessário tirar algo de bom dessas situações”, afirma a atriz.

Retomada

A montagem e circulação de “Os Opostos de Distraem” é mais uma atividade que marca a retomada das apresentações presenciais do Grupo Artpalco. De acordo com o ator George Henrique Silva, todas as formas de expressão artística foram impactadas pela chegada da pandemia, mas, talvez, nenhuma de modo tão contundente quanto o teatro. “É uma linguagem que o encontro entre artista e público é essencial, o que se tornou inviável diante dos altos índices da pandemia. Sabemos que ainda não voltamos à normalidade, mas a redução desses índices nos permitiu voltar a encontrar o público, o que será possível tomando todos os cuidados necessários, e nos traz uma alegria enorme”, afirma George.

Projeto

O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura. A proponente do projeto, Tatiane Breve, justifica o distanciamento social não pode distanciar os artistas também do campo das ideias e da criatividade. “O artista também precisou olhar o mundo de uma outra forma e buscar em seu processo criativo saídas para enfrentar mais uma crise, dentre tantas que já enfrentamos. E eis que surge a Lei Aldir Blanc nos fazendo pensar de que forma poderemos aliar a nossa arte, ao imediatismo das nossas necessidades básicas, isso sem perder a capacidade de pensarmos a arte também como um produto de excelência, mesmo em tempos pandêmicos”, conclui a atriz.