A equipe da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as equipes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) iniciaram nesta quarta-feira, 16, em Palmas, uma série de reuniões técnicas para elaborar o material de orientação às escolas sobre a Matriz de Recomposição das Aprendizagens do Programa Recomeçar, que foi lançado pela Seduc neste ano com a finalidade de identificar e minimizar os impactos de aprendizagem causados no período de pandemia.
Divididas por área de conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza), as reuniões técnicas seguem até sexta-feira, 18. Nesse período, as equipes também estarão planejando formações destinadas aos professores das unidades escolares da rede estadual de ensino, com foco nos direcionamentos para o desenvolvimento do programa.
A partir da próxima semana, as Regionais convocarão os professores para as formações presenciais a fim de se prepararem para conduzir as ações do programa e trabalhar com os estudantes as habilidades que buscam melhorar e fortalecer a aprendizagem.
Segundo a diretora de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, o material a ser construído vai subsidiar o trabalho dos professores com os estudantes. “São as atividades, as habilidades que serão desenvolvidas pelos professores nas escolas, como eles vão planejar essas atividades, como vão trabalhar com os estudantes, conforme a etapa de conhecimento”, explicou.
A pedagoga de currículo da DRE de Gurupi, Alaíde de Miranda Santiago, destacou a importância da construção do documento entre técnicos da Seduc e das Regionais. “Nós estamos elaborando uma matriz para dar suporte ao trabalho das escolas. A construção ocorre de forma conjunta, envolvendo técnicos, que estão em contato direto com os professores e os estudantes. Este momento é para criarmos uma metodologia que vai atender às necessidades do professor e aluno”, frisou.
Recomeçar
O Programa de Recomposição das Aprendizagens foi desenvolvido pela equipe pedagógica da Seduc e será realizado de forma sistemática em todas as escolas da rede estadual de ensino durante o primeiro semestre letivo, com formações, avaliações e reflexões sobre todas as fases.
O programa será executado visando adequar as habilidades dos estudantes no ano ou série em que ele está matriculado por meio de quatro eixos de trabalho: diagnóstico das aprendizagens dos estudantes durante o período de pandemia; recomposição da alfabetização e letramento matemático, com atividades em sala de aula; avaliações contínuas e monitoramento; e, por fim, a avaliação de saída, que será aplicada no final do processo.