Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Sedes

Foto: Divulgação Sedes

Foram entregues pela Secretaria de Desenvolvimento Social, (Sedes) para os indígenas venezuelanos da etnia Warao abrigados no setor Santo Amaro, em Palmas, eletrodomésticos, itens de higiene pessoal, colchões, toalhas e lençóis. A entrega, visando o conforto e melhores condições de vida dos abrigados, dentre eles as crianças de 0 a 14 anos, aconteceu na segunda-feira, 14.

"Muito obrigado. Estamos muito felizes por esse material, vai nos ajudar muito", destacou o representante dos Warao acolhidos, Giovanni Ramos Jiménez.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Katiúscia Aguiar, parte dos itens de higiene e os colchonetes, foram doados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). “Já os eletrodomésticos como fogões, geladeiras, liquidificador, freezer, e outros itens foram adquiridos com recursos próprios da Sedes para dar melhores condições para estas famílias”, explicou a diretora.

Em Palmas os indígenas Warao são acompanhados pela rede intersetorial designada para acompanhar o plano integrado para acolhimento dos imigrantes venezuelanos desta etnia.

Entenda

Desde o dia 18 de novembro de 2019 a Prefeitura de Palmas vem realizando ações de suporte e acolhimento em diversas áreas da rede de atendimento dos serviços públicos municipais (Assistência Social, Saúde e Educação) junto aos indígenas da etnia Warao que se encontram no município.

Atualmente, famílias de imigrantes venezuelanos da etnia Warao moram em um abrigo mantido pela Prefeitura e são acompanhadas por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, e contam com apoio das Secretarias de Saúde e Educação.

(Foto: Divulgação Sedes)