Foram entregues pela Secretaria de Desenvolvimento Social, (Sedes) para os indígenas venezuelanos da etnia Warao abrigados no setor Santo Amaro, em Palmas, eletrodomésticos, itens de higiene pessoal, colchões, toalhas e lençóis. A entrega, visando o conforto e melhores condições de vida dos abrigados, dentre eles as crianças de 0 a 14 anos, aconteceu na segunda-feira, 14.
"Muito obrigado. Estamos muito felizes por esse material, vai nos ajudar muito", destacou o representante dos Warao acolhidos, Giovanni Ramos Jiménez.
Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Katiúscia Aguiar, parte dos itens de higiene e os colchonetes, foram doados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). “Já os eletrodomésticos como fogões, geladeiras, liquidificador, freezer, e outros itens foram adquiridos com recursos próprios da Sedes para dar melhores condições para estas famílias”, explicou a diretora.
Em Palmas os indígenas Warao são acompanhados pela rede intersetorial designada para acompanhar o plano integrado para acolhimento dos imigrantes venezuelanos desta etnia.
Entenda
Desde o dia 18 de novembro de 2019 a Prefeitura de Palmas vem realizando ações de suporte e acolhimento em diversas áreas da rede de atendimento dos serviços públicos municipais (Assistência Social, Saúde e Educação) junto aos indígenas da etnia Warao que se encontram no município.
Atualmente, famílias de imigrantes venezuelanos da etnia Warao moram em um abrigo mantido pela Prefeitura e são acompanhadas por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, e contam com apoio das Secretarias de Saúde e Educação.
(Foto: Divulgação Sedes)