Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, localizada próximo ao Setor Barra da Grota, está em quase 50% concluída. Já foram feitas a terraplanagem, a superestrutura da concretagem dos principais tanques responsáveis pela área de tratamento, as fundações dos edifícios, como a subestação, a casa de sopradores e o sistema de lodo, além da implantação da laje do tratamento preliminar.

A nova unidade terá a capacidade de tratar 396 litros de esgoto por segundo e vai beneficiar mais de 196 mil moradores. Após a conclusão, a ETE do Córrego Neblina será desativada gradativamente, por estar em um local inadequado, e tem capacidade para atender apenas 70 mil pessoas. 

“A estação de esgoto atual está localizada em uma área central, o que não é recomendável, pois causa transtornos às áreas circunvizinhas devido ao mau cheiro. Além da capacidade de tratamento estar no limite, o que impede a expansão da rede coletora de esgoto para a cidade. Com essa nova ETE vamos conseguir realizar o tratamento integral de todas as residências’’, afirmou a secretária do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Fernanda Ribeiro.

Inovação e mais qualidade de vida

Araguaína será o primeiro município das regiões Norte e Nordeste do País a utilizar no tratamento de esgoto a tecnologia holandesa Nereda, que permite eliminar problemas de odores, além de atuar de forma sustentável, natural, sem o uso de produtos químicos, usando a biomassa como fonte de energia.

“A obra está avançando e estamos certos de que, com a adoção dessa tecnologia em Araguaína, tanto a empresa quanto a cidade dão um salto importante em inovação. Com esse sistema sustentável de tratamento, reforçamos nosso compromisso com as práticas ambientais, sociais e de governança para desenvolvimento das regiões onde atuamos”, informou o gerente de Operações Tocantins e Pará da BRK Ambiental, José Manoel Alves Júnior.

Mais sobre a obra

A construção da ETE Lontra e toda sua estrutura conta com um investimento total de R$ 105 milhões. A obra teve início em março de 2021 e no local trabalham cerca de 200 profissionais diuturnamente, de segunda a sábado.

Após a conclusão das edificações e a montagem dos sistemas eletromecânicos, a nova estação de tratamento tem previsão para ser finalizada em dezembro deste ano e operar no segundo trimestre de 2023.

(Foto: Marcos Sandes)