Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

Pacientes acometidos por doenças inflamatórias ou autoimunes contam com o Serviço de Reumatologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), que oferta uma assistência humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Um total de 100 pacientes são atendidos por mês, oriundos de diversos municípios tocantinenses, após agendamento prévio. Fazem parte da equipe  médicos reumatologistas, residentes na área, enfermeiros e técnicos.

Segundo o coordenador do Serviço de Reumatologia do HGP, Paulo Geovanny Pedreira, "a equipe de reumatologia do HGP trata no centro de infusão pacientes diagnosticados com artrite reumatóide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica e outras doenças inflamatórias, quando estão em um estágio em que há necessidade de uso de medicação imunobiológica”, ressalta. 

O especialista explica ainda que "da mesma forma, o centro de infusão trata - também conforme o grau de acometimento - das doenças ditas autoimunes, decorrentes do mau funcionamento do sistema imunológico, em que o sistema ataca, por engano, tecidos saudáveis do próprio corpo, como é o caso do lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo. Boa parte das doenças autoimunes são crônicas, não transmissíveis e podem ser controladas com tratamento, na maioria das vezes com medicação oral", esclarece. 

Tratamento

O tratamento das doenças reumáticas utiliza medicamentos disponibilizados na Assistência Farmacêutica do Estado do Tocantins. "Quando necessárias, as infusões são realizadas no HGP no centro de infusão de imunobiológicos. Elas são feitas por via endovenosa, com bomba de infusão acompanhada por profissionais médicos e enfermeiros. As infusões têm o objetivo de tratar as doenças reumáticas, como as já citadas, podendo impedir o seu agravamento, permitindo melhora dos sintomas e da qualidade de vida", detalha o médico Paulo Pedreira.

O diretor geral do Hospital Geral de Palmas, Leonardo Toledo afirmou “contamos com uma equipe capacitada, que oferta um atendimento humanizado, proporcionando  uma qualidade de vida ao paciente que busca o serviço de saúde na nossa unidade”, pontuou.

Como ter acesso?

Segundo a supervisora do Ambulatório de Especialidades do HGP, Flaviany Vieira de Araújo Milhomem, “os pacientes são encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos seus municípios de origem ao Serviço de Referência ( HGP), via  serviço de regulação, que organiza o fluxo da unidade hospitalar. Após consulta com reumatologia, ocorre o seguimento do tratamento, com ou sem infusão, uma vez que isso dependerá  do quadro clínico do usuário”, explicou.

Beneficiária

A paciente Ana Cleide Borges de 45 anos, moradora do município de Palmas, é uma das pacientes beneficiadas pelo serviço. “A cada dois meses venho realizar sessão. Recebi um atendimento muito bom e humanizado da equipe de profissionais e isso é gratificante”, declarou.