Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao longo desta semana, a equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado (APASL) realizou o plantio de 200 mudas de árvores de espécies nativas frutíferas, floreiras e ornamentais que vão promover o sombreamento da área de acesso e estacionamento da Praia do Segredo. Nesta sexta-feira, 18, a equipe brigadista da APASL concluiu a colocação de estacas para localização das mudas que, em seguida, serão sinalizadas e irrigadas pela equipe da Prefeitura de Lajeado, parceira da iniciativa.

Camilla Muniz, supervisora da APASL, conta que essas mudas foram produzidas pela equipe da APA no viveiro que foi passado para o município, pois a APA está assumindo uma nova área, com a implantação de um segundo viveiro, onde serão desenvolvidos novos projetos, direcionados para frutos do Cerrado. “A Praia do Segredo é um espaço de visitação intensa durante o ano todo e não tem arborização ao redor. Na área, predomina pastagem nativa e a regeneração natural é um processo demorado”, destaca a supervisora. 

Após o plantio, a equipe da Prefeitura de Lajeado assume a segunda etapa dessa ação. “Vamos criar o espaço na praia do 'Adote uma muda' para os visitantes levarem consigo um exemplar de espécie nativa. Já temos casos de sucesso, com a utilização da sinalização e técnica de gotejamento para irrigação de mudas. Então vamos implantar esse sistema para garantir o desenvolvimento das mudas que vão oferecer sombra, frutos e flores para os visitantes”, conta Lenízia Gomes, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado.

Espécies nativas

Foram plantadas espécies nativas frutíferas como jatobá, caju, cajuí; as floreiras, como a fava de bolota, ipê amarelo, ipê caraíba; e as madeireiras, como aroeira e jacarandá; além do xixá que, segundo Camilla Muniz, é uma espécie ornamental, mas tem uma castanha que atrai pássaros.