Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em 2021, mais de 3 milhões de raios foram registrados no céu do Tocantins, dando ao Estado o 1º lugar no ranking Brasil com maior incidência de raios por metro quadrado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que realiza um monitoramento em tempo real das descargas atmosféricas, em parceria com a Energisa. Para ilustrar, é como se cada metro quadrado do Tocantins tivesse recebido 11 raios ano passado e quase um por mês. 

O ano de 2021 ficou marcado pela alta incidência dos raios, com um aumento de 38% em comparação a 2020, quando foram registrados 2,6 milhões de descargas atmosféricas. “Nesse cenário de chuvas intensas, raios e ventos é comum que haja impacto no fornecimento de energia, já que a rede é aérea e está sujeita a condições climáticas severas. Por isso, é importante que, ao perceber uma tempestade se aproximando, os consumidores tomem alguns cuidados básicos para se preservar de prejuízos”, explica o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Maurício Zanina.

Segundo a Energisa, mesmo com o aumento de descargas atmosféricas no Estado, o trabalho preventivo com monitoramento, somado aos investimentos na rede e preparo das equipes fizeram com que índice de interrupção no fornecimento de energia do Estado caísse 21% comparado a 2020. Segundo a empresa, o trabalho das equipes em contingência também reduziu de forma significativa o tempo em que os clientes ficaram sem energia no ano, chegando a 11% menor que 2020, por exemplo. 

Acompanhamento do Clima

O acompanhamento do clima é usado pela Energisa como apoio nas ações de operação. Durante os temporais, são frequentes casos de quedas de árvores, deslizamento de terras e objetos que são lançados sobre a rede, causando o rompimento de cabos de energia e a destruição de postes. A empresa informa que monitora em tempo real e faz os deslocamentos de equipes e materiais necessários para enfrentar as situações de instabilidade. "Caso se depare com cabos rompidos ou outras situações na rede de energia, como árvores e objetos em contato com a rede elétrica, não se aproxime e entre em contato com a Energisa imediatamente. Enviaremos uma equipe técnica especializada que, de forma segura, vai solucionar o caso", reforça Zanini. 

Para ajudar em períodos críticos, como os enfrentados pelo Tocantins nos últimos meses, a Energisa reforçou o contingente operacional e a frota para atuação em áreas de rios e alagados. Foram adquiridas lanchas voadeiras para minimizar o tempo de atendimento e dificuldade de acesso aos clientes.   

Nos municípios de Miracema, Tocantínia e Tupiratins, o fornecimento de energia precisou ser desativado em alguns pontos isolados em 2021, próximos aos rios, que foram ou poderiam ser alagados. A medida de segurança é para evitar acidentes com a rede elétrica. Caso a população identifique outros locais em que o nível dos rios esteja subindo, deve manter distância da rede elétrica e comunicar imediatamente a Energisa.   

“A Energisa investe para termos equipamentos, veículos e ferramentais de última geração e profissionais extremamente capacitados para enfrentarem os desafios geográficos ou impostos pelo clima ou situações de emergência. Em tempo real, monitoramos a rede elétrica e a previsão do tempo em 100% do estado para conseguirmos atuar de forma rápida e segura, e sempre estamos em cooperação com os órgãos de segurança, como a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”, afirma o gerente de Operação da Energisa, Alberto Cunha. 

Para ajudar a garantir a sua segurança, a Energisa reuniu algumas dicas preventivas para dias chuvosos: 

– Quando estiver em casa, evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque. Essa dica vale para qualquer período do ano, mas em dias de chuva a recomendação é ter mais atenção; 

– Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos; 

– Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e, em equipamentos elétricos ligados à tomada, há chance de choque elétrico. Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa, desligue imediatamente o disjuntor; 

– Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados. Evite encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigue em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais, como raios; 

– Se observar fios caídos, objetos ou pessoas em contato com a rede elétrica, galhos ou árvores entre a fiação, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Energisa; 

– Se, devido à ventania, observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Entre em contato com a Energisa e aguarde em local seguro, longe dos fios.