Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No último mês dois contêineres na Praia da Graciosa, em Palmas, foram quebrados. Casos semelhantes acontecem em toda a cidade, seja por descarte de entulho que danifica a estrutura de polietileno rígido ou por descarte de materiais em chamas que a derretem. Para reposição e atendimento de locais ainda sem depósito coletivo de resíduos domésticos, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) recebeu nesta semana 100 contêineres novos. A pasta não tem um saldo de demanda reprimida, mas confirma que este quantitativo não suprirá todas as solicitações de reposição por mau uso. 

Cada unidade, que tem longa vida útil, custa atualmente em torno de R$ 1.400,00 e o mau uso se transforma em prejuízo para toda a comunidade tendo em vista que este patrimônio tem limite de disponibilidade. Por isso, a Seisp orienta que a população descarte apenas lixo comum nesses depósitos para aumentar sua vida útil e que faça denúncia de responsáveis por sua inutilização. A denúncia facilita a coação de novas possíveis infrações e identificação dos responsáveis sujeitos a penalidades administrativas, como multa de até R$ 2 mil com base no Código de Postura do Município, e até registro de infração gravíssima em caso de enquadramento no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Vandalismo devem ser denunciados pelo 190 (Polícia Militar) ou pelo 153 à Guarda Metropolitana da Capital.

Uso correto

O problema pode ser evitado, garantindo vida mais longa a esses dispensadores, se a população realizar o descarte correto de resíduos. Restos de poda doméstica, por exemplo, podem ser encaminhados a um dos Ecopontos de Galhadas, gerido pela Seisp. Pneus velhos devem ser encaminhados ao Ecoponto de Pneus na Avenida I quadra 129 A lote 12, em frente ao Tênis Sesc, no Jardim Aureny I.  

Resíduos de obras devem ter seu descarte contratado por serviços de disque-entulho, que são autorizados a encaminhar residual de construção civil para um aterro específico. Até corpos de animais mortos devem ter seu descarte direcionado para um serviço específico e gratuito, cuja solicitação pode ser feita pelo telefone.