Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Quatro pessoas, suspeitas pela prática do crime de peculato doloso, dentre elas um ex-prefeito, foram indiciadas pela Polícia Civil do Tocantins, por meio de investigações realizadas pela 23ª Delegacia de Polícia Civil de Araguanã. De acordo com o delegado-chefe da unidade policial, Márcio Lopes, o inquérito que apurava a prática do crime foi finalizado e remetido à apreciação do Ministério Público.

Conforme a autoridade policial, as investigações sobre o caso  foram iniciadas, ainda no ano de 2015, quando as equipes da 23ª DP apuraram que no ano de 2014, o município realizou transferência da quantia de R$ 7.100,00 (sete mil e cem reais) para uma empresa de engenharia e terraplanagem como pagamento pela prestação de serviço de reforma de uma ponte localizada no PA Inhumas, zona rural de Araguanã.

Porém, com o aprofundamento das investigações ficou constatado que a empresa jamais realizou a reforma da ponte, trabalho que foi executado pelos próprios funcionários da Prefeitura à época. Foi constatado, inclusive, que até a madeira utilizada para a reforma da ponte foi doada por um fazendeiro da região.

“Ao longo dos trabalhos investigativos ficou demonstrado que para justificar a saída dos valores dos cofres públicos foi elaborado um procedimento licitatório fraudulento, instruído com documentos públicos falsificados”, disse o delegado Márcio. Entre os indiciados, consta um ex-prefeito de Araguanã, ex-chefe do setor de licitações do município, à época dos fatos, além do sócio proprietário da empresa de terraplanagem.

Concluídos os trabalhos investigativos, o inquérito, que resultou nos quatro indiciamentos, está agora com o MPE, que decidirá sobre os procedimentos legais que serão adotados.