Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu na manhã dessa quarta-feira, 23, chefes de unidades locais, delegados regionais e supervisores da área animal, para alinharem as ações de vigilância sorológica e clínica nas granjas comerciais e tecnificadas, que serão realizadas em todo o Tocantins no período de março a abril de 2022. A coleta será feita em aproximadamente 92 propriedades

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS), Regina Gonçalves Barbosa, o objetivo da reunião foi preparar as equipes que vão atuar na vigilância sorológica nos municípios. “Revisamos os principais pontos do plano integrado desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esclarecimentos sobre aplicações de formulários, colheita de amostras, trânsito, notificações de doenças, bem como vigilância em aterros e lixões sanitários,” explicou.

A vigilância sorológica será realizada nos estabelecimentos tecnificados, com ênfase nas não tecnificadas, que fazem comércio local, sendo que a maioria existente no Tocantins é a de subsistência. A escolha dos estabelecimentos onde serão feitas coletas obedece a um mapeamento feito pelo Ministério da Agricultura em conformidade com os critérios de riscos informados pela Adapec, considerando as características de produção no Estado.

“Outro ponto da ação é dar continuidade às vigilâncias clínicas, que é uma busca ativa relacionada a algum critério de doenças, principalmente, a Peste Suína Clássica-PSC que já vem sendo feita pela Adapec e que vamos intensificar nestes próximos dois meses,” pontuou Regina Barbosa.