Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Thayná Neiva

Foto: Thayná Neiva

Um déficit habitacional de mais de três mil moradias é a realidade do município de Araguatins, conforme informou o deputado estadual Zé Roberto Lula (PT), durante dia de agenda no município com as famílias cadastradas no Movimento Casa, Terra, Trabalho e Liberdade (MCTTL), na última sexta-feira, 25.

Durante a agenda que teve formação política e reunião com centenas de pessoas cadastradas no MCTTL no município, o deputado foi categórico ao lembrar que a chance de ter a casa própria aumenta quando os trabalhadores lutam organizados. “A conquista depende da nossa união, organização e determinação de lutar pelos nossos direitos. Os obstáculos são muitos, as fake news, mas nós estamos do lado da verdade e o MCTTL sempre age de forma clara e objetiva de que estamos em um processo de luta para a conquista coletiva da casa”, explicou o deputado, que é parceiro do Movimento.

“Eu como deputado estadual tenho lutado junto com as famílias para fazer da casa uma realidade e esperamos que prefeitos, vereadores, tenham compromisso com os trabalhadores, afinal, temos, somente em Araguatins três mil famílias que precisam de moradia. Aqui neste município e em outros, mais da metade da população não tem casa”, alertou Zé Roberto Lula.

O deputado destacou que ao se falar em moradia, se fala também em segurança, saúde, direitos garantidos pela Constituição Federal. “É o sofrimento das mães, dos pais, que não têm moradia digna para morar com suas famílias. A nossa realidade é de companheiros e companheiras morando em casa de palha, amontoado com a família e precisamos sim ter o apoio do governo, do município para fazer valer os direitos das pessoas e garantir uma vida mais digna e feliz para todas e todos”, pontuou.

Ainda segundo Zé Robero, "o mês mais rápido que existe é o do aluguel, eu sei dessa luta de cada uma dessas famílias, e o MCTTL organiza os trabalhadores e trabalhadoras em 75 municípios do nosso estado, para que a moradia seja realidade na vida de cada vez mais tocantinenses”, disse o deputado ao lembrar que em alguns municípios a luta está mais avançada graças à vontade política das gestões municipais e fez um apelo aos gestores de Araguatins e demais municípios tocantinenses, para que “olhem para o povo trabalhador do Tocantins e abracem a luta pela moradia, por trabalho, por liberdade para todas e todos”.