Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES

Foto: Divulgação SES

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) informou por meio de nota de esclarecimento na manhã desta quinta-feira, 3, que os dados apresentados no painel Integra Saúde/Vacinômetro, item "percentual da população vacinada" serão reajustados a partir de hoje, baseados na população apta para vacinação contra a covid-19, considerando também a população vacinada acima de 5 anos de idade.

A SES justifica que a decisão é com base na Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19 que tem como meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), a vacinação de 90% da população elegível, ou seja, apta a tomar as doses de vacinas contra a covid-19 que, no país, é a população maior de 5 anos.

A pasta esclarece ainda que os cálculos apresentados até o momento utilizavam como parâmetro a população total do Tocantins que, doravante,  não será mais adotado, visto que a população apta para a vacinação é apenas os maiores de 5 anos de idade. "Portanto, viu-se a necessidade de reajustes nos cálculos para que se apresentem dados mais fidedignos possíveis, apresentando o real cenário de vacinados aptos no Estado do Tocantins", é explicado pela SES. 

De acordo com a Secretaria, a estimativa da população maior de 5 anos a ser utilizada é a que foi apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE para o ano de 2021.