Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Davi Andrade Melo

Foto: Davi Andrade Melo

Acontecerá em Paraíso do Tocantins no próximo sábado, 5, no Centro Pastoral Dom Heriberto Hermes, na região central da cidade, a formação dedicada à comunidade sobre a Campanha da Fraternidade 2022. Promovida pela Paróquia São José Operário e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a formação, que terá início às 14h30, será conduzida pelo Professor e secretário Municipal de Educação e Juventude, Deley Oliveira.

Aberto para a participação de toda comunidade, o momento informativo, trará explicações sobre a Campanha da Fraternidade, que é promovida anualmente pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), que neste ano, tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Esta é a terceira vez que a CNBB abordará a educação como tema da campanha, que acontece no período quaresmal. De acordo com a entidade, a reflexão é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, que foi convocado pelo Papa Francisco.

Para Deley Oliveira, esta é uma oportunidade de discutir melhorias no processo educacional. “Será um momento de despertar e trazer esta temática para reflexão sobre como podemos agir para minimizar os problemas de aprendizagem, letramento e as relações humanas na educação”, destacou.

O secretário também falou da importância da Igreja está promovendo esta reflexão. “Fico feliz pela postura da Igreja, através de seus Bispos, de colocar o tema em discussão. O Padre Fabiano Rodrigo, que é um grande mobilizador de vidas, me passou essa incumbência e o texto base para que eu pudesse ler e montar esta formação e assim esperamos ter um momento de aprendizado neste sábado”, pontuou Deley.

A Campanha da Fraternidade de 2022 acontece em todo território nacional e tem como objetivo geral, a promoção de diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

O secretário Municipal de Educação e Juventude, Deley Oliveira, é Mestre em Letras, Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Professor efetivo da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins da Rede Municipal de Ensino de Paraíso do Tocantins, desde 2002; e atua na formação de professores.