Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A primeira etapa do prédio próprio do Hospital Municipal Eduardo Medrado, no Jardim das Flores, está passando pelos últimos preparativos para implantação do PAI (Pronto Atendimento Infantil). Para isso, a partir da segunda-feira, 7, o atendimento a pacientes com sintomas da covid-19 que é realizado no local, onde funciona o HMC (Hospital Municipal de Campanha), retornará para a UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), no Setor Araguaína Sul.

Outra alteração será no funcionamento das UBS (unidades básicas de saúde) que são referência para atendimento de sintomas gripais. Atualmente, Araguaína tem apenas 10 casos ativos com covid-19 e devido à baixa procura por consultas e testes, a Saúde Municipal irá retornar uma dessas unidades ao Programa Estratégia Saúde da Família.

A partir da quinta-feira, 10, a UBS Araguaína Sul, que fica ao lado da UPA, passará por adequação para reabertura na segunda-feira, 14, e assim atender a demanda de pacientes com outras doenças, como hipertensão, diabetes e hanseníase. Além de exames preventivos como de DSTs e de câncer de mama e uterino.

Garantia de atendimento

De segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 19 horas, os moradores com suspeita da doença também podem se consultar e realizar o teste para covid-19 na UBS José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito).

Outra mudança é o plantão de atendimento de casos suspeitos para covid-19 aos sábados, que passará a ser realizado somente no HMC, neste final de semana, e depois da alteração do atendimento hospitalar será apenas na UPA.

Leitos continuam disponíveis

Segunda a diretora técnica da UPA, Jullyana Alves da Silva, a unidade está preparada para o retorno do atendimento de casos da covid-19. “Já contamos com um isolamento para estes pacientes, que foi construído logo no início da pandemia. Os casos em que houver necessidade de internação clínica serão encaminhados ao HDO (Hospital Dom Orione). Pacientes graves, com necessidade de leito em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão encaminhados, via-regulação, para o Instituto Sinai ou HDO”, explicou.