Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde pagou, nesta sexta-feira, 4 de março, recursos de R$ 5 milhões previstos pela Portaria nº 4.121/2021 para o Hospital Dom Orione, de Araguaína. O repasse foi viabilizado no final do ano passado pelo senador Eduardo Gomes (MDB), líder do governo federal no Congresso Nacional, e pelo deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade), então coordenador da Bancada Federal.

Os dois congressistas trabalharam muito para a liberação do dinheiro após receberem, em novembro, pedido da direção do hospital quando em visita conjunta estiveram no estabelecimento de saúde durante as atividades de comemoração do aniversário de Araguaína.

O hospital teve grande destaque no ano passado no enfrentamento à Covid-19. Inclusive, o estabelecimento chegou a atender quase 14 mil pessoas com a doença (ou suspeita) até o final de setembro, sendo o líder nesse quesito no Estado.

O hospital possui 265 leitos, dos quais cerca de 65% são direcionados integralmente para o atendimento SUS. Pelo menos 40 mães são atendidas diariamente e o hospital sedia ao menos 20 partos a cada 24 horas. O estabelecimento tem 1.200 funcionários celetistas, mais 300 pessoas jurídicas contratadas, incluindo os médicos especialistas.

“É uma honra enorme poder trabalhar em parceria com o senador Eduardo Gomes em ações que trazem resultados concretos para a vida da população. Mais do que isso: esse recurso vai ajudar a salvar vidas de Araguaína e de todo o Norte do Tocantins”, comemorou o deputado Tiago Dimas, ao destacar que desde o início da pandemia trabalhou muito para dotar os municípios e o sistema público de saúde de recursos necessários.

Para Eduardo Gomes o repasse também é uma mostra da preocupação que o governo federal e o Ministério da Saúde têm com a saúde. “Saúde só se faz com recurso. Junto ao governo federal, fizemos nossa parte para que não faltasse e siga não faltando nenhum centavo para combater a pandemia e para fornecer atendimento à população do Tocantins. Araguaína e toda região Norte do Estado sempre poderão contar conosco”, enfatizou Eduardo Gomes.