Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Nonato Silva

Foto: Nonato Silva

O projeto de construção da sede própria do Campus de Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) foi incluído no Programa de Parcerias e Investimentos do Estado do Tocantins – Tocantins PPI. O anúncio foi feito na noite da última sexta-feira, 4, pelo reitor da universidade, Augusto Rezende, e pelo secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, durante a realização da Cerimônia do Jaleco dos cursos de Enfermagem e Medicina da Unitins, em Augustinópolis.

A regulamentação foi feita por meio do Decreto Nº 6.418, assinado pelo governador Wanderlei Barbosa e publicado também na sexta-feira, 4, no Diário Oficial do Estado, oficializando a inclusão do projeto no PPI Tocantins. Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, sendo que a Parceria Público-Privada para a construção do Campus da Unitins em Augustinópolis será a primeira do país a contemplar uma unidade universitária. O procedimento é mais comumente realizado em construção de outras estruturas públicas, como escolas, hospitais e unidades de segurança.

O secretário José Humberto Pereira Muniz Filho destacou a priorização do projeto e ressaltou, ainda, que a previsão é de que os estudos técnicos do projeto sejam concluídos ainda em 2022. “Os projetos incluídos na carteira do Tocantins PPI passam a ter um trâmite especial em toda a administração pública. Assim, o projeto do Campus de Augustinópolis passa a ter uma visão prioritária. Esse projeto tem em sua prioridade a construção, estruturação e manutenção, mantendo uma educação 100% pública, mas com uma qualidade excepcional na sua infraestrutura e nos seus serviços assistenciais”, enfatizou o secretário.

Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, este é um passo importante e histórico para toda a comunidade acadêmica. “Conseguimos fazer a sustentação técnica diante da comissão, que entendeu o valor da região do Bico do Papagaio, o valor desse campus enquanto uma referência em Augustinópolis e que, principalmente, surge como uma solução para uma série de dores da comunidade acadêmica da Unitins no Campus Augustinópolis. O novo campus vai trazer estrutura e conforto, seguindo uma linha moderna de gestão pública com uma governança inovadora. Com essa parceria, o que a administração pública gastaria 20 ou 30 anos para construir, ou mesmo que não conseguiria por causa do surgimento de novas demandas, por meio da iniciativa privada essas questões vêm resolvidas na parceria, com a universidade fazendo um desembolso mensal para suprir essas despesas. É uma modelagem moderna e única no país. A Unitins, juntamente com a Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos, tem certeza de que é o caminho certo”.