Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) por meio da Área de Assessoramento da Tuberculose, alerta para a prevenção da tuberculose. Segundo dados da pasta, foram registrados em 2021 um total de 256 novos casos da doença no Tocantins, registrando aumento significativo para o ano, já que em 2020 foram 187 casos.

A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que ataca principalmente os pulmões. O tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito, e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A técnica da área da Tuberculose, Werenna Alves Moura, explica que a Gerência de Doença Transmissíveis/Área Técnica da Tuberculose tem desenvolvido ações para o fortalecimento das estratégias de prevenção e controle da doença, entre elas, o gerenciamento e execução de forma complementar das ações de controle da tuberculose no Estado. 

Segundo a pasta, cabe aos municípios executarem ações de combate e prevenção à tuberculose, além disso, as secretarias municipais de saúde devem ofertar o tratamento à doença em suas Unidades de Saúde.

Dia mundial de combate à tuberculose

O dia 24 de março foi o escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”. A data foi criada para alertar a população sobre a doença, suas causas, prevenção e tratamento.

Leia Também:  Notificações de Tuberculose aumentam 17% e saúde de Palmas chama atenção para prevenção