Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES

Foto: Divulgação SES

Na próxima quinta-feira, 24, será o "Dia Mundial de Combate à Tuberculose". Nesta data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) mobiliza os profissionais de saúde dos municípios para a realização de campanhas de intensificação e identificação de sinais e sintomas da tuberculose. 

Conforme dados da SES, em 2021 foram confirmados 256 novos casos de tuberculose no Tocantins, um aumento, em relação a 2020, que teve 187 casos.

O intuito das campanhas é alertar a população sobre os sinais e sintomas da tuberculose, além de incentivar o tratamento, que é ofertado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste período, os profissionais de saúde são mobilizados a realizarem a busca ativa de casos novos da doença.

A técnica da área da tuberculose, da SES/TO, Werenna Alves Moura, esclarece que há o desenvolvimento de ações para o fortalecimento das estratégias de prevenção e controle da doença. "Além do monitoramento dos casos em tratamentos especiais para tuberculose pelo Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITETB). Também é realizado o assessoramento de controle da tuberculose aos 139 municípios”, afirma. 

Doença

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da doença na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é essa forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.

Sintomas

Os sintomas da doença são a tosse seca contínua no início e, depois, com presença de secreção por mais de três semanas, além do cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, fraqueza e prostração.

Transmissão

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.

Em torno de 10% dos infectados pelo Mycobacterium tuberculosis desenvolvem a doença. Pessoas vivendo com HIV/Aids, privadas de liberdade, indígenas, diabéticos, pessoas com insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, usuários de  álcool e outras drogas/tabagistas formam um grupo vulnerável, propensas a contrair a tuberculose.