Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Desde a sua fundação, há 23 anos, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COATO) mantém relação institucional próxima com a Embrapa, que ao longo dos anos leva informação para seus associados da área da produção de grãos e de outras culturas.

Para reativar a parceria entre as duas instituições, foi interrompida nos últimos anos, aconteceu uma reunião virtual na manhã desta terça-feira, com participação do presidente Ricardo Khouri, do gerente técnico da cooperativa, Fernando Coelho, da chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, e do chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia na Embrapa Pesca e Aquicultura, Roberto Manolio Valladao Flores.

A principal deliberação é a formação de um grupo de trabalho composto por técnicos da Coapa e da Embrapa Pesca e Aquicultura, com sede em Palmas/TO, vai alinhar os termos de um convênio que prevê, entre outros pontos, levar soluções para produtores associados da cooperativa por meio de pesquisas nas áreas agrícola e de pecuária, capacitações, entre outras ações.

“Nossa relação com a Embrapa é umbilical, vem desde a nossa fundação. Sempre tivemos uma relação muito intensa, já realizamos ensaios experimentais e validamos tecnologias aqui em Pedro Afonso que beneficiaram a classe produtora. Estamos de braços abertos para essa reaproximação”, pontuou Ricardo Khouri.

Para Danielle de Bem Luiz, que assumiu a chefia da Embrapa Pesca e Aquicultura em 2021, o foco de sua gestão é a aproximação com a classe produtora visando agilizar soluções voltadas aos produtores tocantinenses. “Acreditamos no poder do cooperativismo e vemos a Coapa como grande parceira. Fiquei muito feliz com os resultados dessa reunião”, disse a profissional, que na ocasião apresentou a estrutura da Embrapa na capital tocantinense e as diretrizes de trabalho.

Fernando Coelho lembrou que a Coapa, juntamente com empresas do ramo agrícola, realiza pesquisas e eventos como a Jornada Tecnológica, e que a parceria com a Embrapa agregaria muito valor e beneficiaria o setor produtivo.