Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) voltou a cobrar atenção e ação do governo estadual para solucionar os diversos problemas que assolam a segurança pública dos tocantinenses. “É necessário nos colocarmos no lugar daqueles que estudaram, se dedicaram, fizeram o concurso, foram aprovados, fizeram o curso de formação e não foram convocados até hoje, caso da Polícia Penal e do Socioeducativo, situação que dura anos nessa enrolação. Entra governo e sai governo e a enrolação continua ceifando famílias e sonhos”, afirma o parlamentar.

De acordo com o deputado, existe um déficit de seis mil policiais para garantir a segurança pública da população que está desprotegida em cerca de 70 municípios que não têm um policial sequer.

Segundo Geo, há um excedente de 125 policiais militares. “Existe um excedente de 125 policiais militares aptos ao trabalho que nunca foram chamados. É preciso convocá-los para diminuir as deficiências e a insegurança da população e não entendemos o porquê da inércia do governo do Estado que não leva em consideração a vida das pessoas” – destaca Geo.

Na reserva

O deputado Professor Júnior Geo lembrou ainda que após o último concurso da Polícia Militar, de apenas mil vagas oferecidas, outros mil policiais foram para reserva, se aposentaram e o déficit só aumentou.

Improbidade

Ainda de acordo com o deputado, existem muitas pessoas que não são policiais e atuam como policiais penais e isso se constitui improbidade administrativa porque muitos que atuam não têm formação alguma para trabalhar na segurança pública. “Se a Assembleia fizer uma fiscalização na Casa de Prisão Provisória vai constatar o que estou dizendo e assim pedimos ao Ministério Público Estadual para que faça essa averiguação”, conclui.