Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis, contribuindo para o uso e proteção sustentável dos recursos naturais, será assinado, no município de Buriti do Tocantins, o Protocolo de Intenções de Iniciativa de Agroecologia. A ação está agendada para a próxima segunda-feira, 14, às 9h, na Câmara Municipal de Buriti.

O protocolo visa promover a cooperação técnica e institucional mútua, entre governo municipal e sociedade civil organizada, de forma a viabilizar as ações de iniciativas à transição agroecológica da agricultura familiar, fortalecendo o uso sustentável dos recursos naturais e incrementando a produção, a oferta e o consumo de alimentos saudáveis.

O engenheiro agrônomo e consultor técnico da ONG Alternativas para Pequena Agricultura (APA-TO), João Palmeira Júnior, ressalta que “com a assinatura do protocolo é dado mais um passo no fortalecimento da produção local que pode ofertar produtos com melhor qualidade, proporcionando bem-estar à comunidade. Nosso trabalho é apresentar alternativas que viabilizam a agroecologia na região do Bico do Papagaio”.

O protocolo de intenções é mais uma conquista do trabalho que é desenvolvido na região por organizações da sociedade civil participantes da Rede Bico Agroecologia e Articulação Tocantinense de Agroecologia. Em Palmeirante/TO, funciona o primeiro abatedouro de aves com regime agroecológico do estado e em Nova Olinda/TO está localizada uma agroindústria de polpa de frutas, a Pura Fruta, ambas iniciativas são conquistas desse trabalho.

Agroindústria no Bico do Papagaio

Em fevereiro, técnicos da Rede Bico Agroecologia estiveram nos municípios de Palmeirante e Nova Olinda visitando as agroindústrias locais. A troca de experiências na implantação deste modelo de indústria, que preserva o meio ambiente, serve como inspiração para que outros municípios possam adotar medidas similares.

Em Palmeirante, a equipe de técnicos foi recebida pela médica veterinária e consultora responsável pelo projeto, Nilda Távora, além da equipe da prefeitura e por produtores locais. O abatedouro de aves foi inaugurado em 2020 com a capacidade máxima diária de tratamento de 500 aves. É o primeiro abatedouro de aves caipiras melhoradas no Tocantins com selo de inspeção estadual.

Outra agroindústria visitada pelos técnicos fica localizada em Nova Olinda/TO. A Pura Fruta, agroindústria de polpa de frutas funciona em formato de cooperativa, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a comunidade local. Atualmente, o que é produzido na casa de polpas abastece escolas e instituições governamentais. Com a aquisição de aparatos de empacotamento de menor quantidade a produção atenderá demandas comerciais.

O sucesso das agroindústrias estimula ações de fortalecimento da agricultura familiar. A expectativa é que em breve o município de Esperantina/TO realize a assinatura do Protocolo de Intenções de Iniciativa de Agroecologia.