Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A Prefeitura de Palmas segue com a programação da aplicação de doses contra a covid-19 neste final de semana. Nesse sábado, 12, as Unidades de Saúde da Família (USFs) da 1.004 Sul, 405 Norte e José Hermes vacinam público de 5 a 11 anos de idade, exclusivamente. A USF Walterly Wagner, por sua vez, administra as doses para o público com mais de 12 anos, das 8 às 15 horas.  

Ainda no sábado, a equipe do ‘Mais Saúde’ vacina a população com mais de 12 anos no Capim Dourado Shopping, das 13 às 19 horas. As vacinas contra a covid-19 também estarão disponíveis na ação de atualização da Caderneta de Vacina no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol, das 8 às 13 horas, e no Residencial Araras II, das 14 às 17, ambos locais para o público acima de 12 anos. No domingo, 13, o mesmo público poderá se vacinar na Feira do Jardim Aureny I e na Feira da 307 Norte, ambas das 8 às 12 horas.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que a vacinação do público infantil ocorrerá por demanda espontânea, isto é, sem a necessidade de agendamento. Para todos os públicos, é necessário comparecer ao local com documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e  cartão de vacina. No caso das crianças, na ausência do pai ou da mãe, além dos documentos descritos, deve ser assinado o  termo de consentimento (disponível no site Vacina Já ou nas Unidades de Saúde). No caso das crianças com comorbidade é necessário apresentar laudo médico.

A Semus informa que as vacinas utilizadas para crianças são a Pfizer Pediátrica (tampa laranja) e a Coronavac, que é a mesma vacina para adultos e crianças.

Segunda dose e reforço

A dose de reforço está disponível para a população acima de 18 anos, ou adolescentes com mais de 12 anos que sejam imunossuprimidos. O reforço deve ser aplicado a partir do quarto mês de aplicação da segunda dose. Já os imunizantes da Covid-19 para primeira e segunda doses podem ser aplicados em adolescentes acima de 12 anos, com e sem comorbidade. Para imunossuprimidos, o esquema vacinal é o seguinte: após 28 dias da aplicação da segunda dose, a pessoa recebe a adicional e, posteriormente, no intervalo de quatro meses, a dose de reforço.

Programação final de semana

Sábado, 11/03

Público de 05 a 11 anos (13 às 17 horas)

USF 1.004 Sul

USF 405 Norte 

USF José Hermes

Público com mais de 12 anos

USF Walterly Wagner, 8 às 15 horas

Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol, das 8 às 13

Residencial Araras II, das 14 às 17

Domingo, 12/03

Feira do Jardim Aureny I, das 8 às 12 horas (público com mais de 12 anos)

Feira da 307 Norte, das 8 às 12 horas (público com mais de 12 anos) (Secom Palmas)