Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Pacientes de Gurupi e de outros 32 municípios da região poderão realizar, a partir desta sexta-feira, 11, um sonho antigo: fazer gratuitamente a cirurgia de catarata. É o programa Tocantins Catarata Zero, iniciativa lançada em 2019 pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), que irá realizar 1,4 mil cirurgias na região neste e no próximo final de semana. No total, somando com a primeira fase, serão realizadas mais de 2,2 mil cirurgias realizadas em Gurupi.

“Estou muito feliz com o alcance que o programa Tocantins Catarata Zero está tendo. Vamos tirar esse véu da vista das pessoas, devolver a elas o direito de enxergar bem”, defende a senadora Kátia Abreu.

A movimentação em Gurupi começou cedo nesta sexta-feira, com pessoas chegando de diversos municípios para realizar a tão sonhada cirurgia. E teve gente que nem precisou ir muito longe, como a dona de casa Josefa Teixeira, que mora em Gurupi. Ela esperava pela cirurgia há oito anos. Agora, operará os dois olhos.

“Só tenho que agradecer. Já não tinha mais condições, eu realmente não estava conseguindo enxergar”, desabafa.

Os pacientes que serão atendidos neste final de semana em Gurupi haviam procurado o posto de saúde de seus municípios e já passaram por uma regulamentação e avaliação detalhada antes da cirurgia.

Desde o início do programa, em 2019, a senadora já destinou para os municípios polo (onde acontecem as cirurgias) cerca de 14 milhões de reais, realizando até agora quase 9 mil cirurgias.

O Catarata Zero atende pessoas de todos os 139 municípios do Tocantins. As cirurgias acontecem em cidades polo, que recebem os pacientes dos municípios vizinhos. Kátia Abreu esclarece que toda a população tem direito a atendimento por meio do programa.

“Não existe indicação política: você vai ao postinho de saúde, consulta-se com o médico e ele vai te colocar na rede do SUS, na regulação. ‘Ah, mas eu estou lá há muitos anos e nunca operei’. Com esse programa é diferente. Você não operava porque não havia clínica especializada para fazer o exame. Agora, as clínicas particulares estão sendo pagas para isso”, destacou.

Saiba quais municípios são atendidos em Gurupi:

Aliança do Tocantins

Almas

Alvorada

Araguaçú

Arraias

Aurora do Tocantins

Cariri do Tocantins

Combinado

Conceição do Tocantins

Crixás do Tocantins

Dianópolis

Dueré

Figueirópolis

Formoso do Araguaia

Jaú do Tocantins

Lavandeira

Novo Alegre

Novo Jardim

Palmeirópolis

Paranã

Peixe

Ponte Alta do Bom Jesus

Porto Alegre do Tocantins

Rio da Conceição

Sandolândia

Santa Rita do Tocantins

São Salvador do Tocantins

São Valério

Sucupira

Taguatinga

Taipas do Tocantins

Talismã