Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O jornalista e escritor Otávio Barros faleceu neste neste sábado, 12, em Palmas/TO, em decorrência de uma pneumonia bacteriana. Ele estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há cerca de um mês e não resistiu a complicações. 

Otávio foi pioneiro do jornalismo tocantinense, fundador do jornal O Estado do Tocantins e autor de várias obras que contam a história do Tocantins e sua gente. Também passou pela redação de vários jornais do Brasil. Membro da Academia Tocantinense de Letras, conhecia a história do Tocantins como poucos. Entre suas obras, o livro "Breve História do Tocantins e de sua gente - uma luta secular".

Entre as homenagens que recebeu ao longo de sua carreira, a medalha de Comendador, concedida pelo Governo do Tocantins e o título de Cidadão Honorário pela Assembleia Legislativa. 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa manifestou pesar pela passagem do escritor. "Otávio Barros, além de um expoente pioneiro do jornalismo tocantinense, era também escritor e deixa como legado um trabalho sério e ético com o trato da notícia e da informação. Atuante até quando sua saúde permitiu, Otávio Barros tem o respeito e admiração dos veículos e profissionais da comunicação do Tocantins", ressaltou Barbosa. 

Por meio de nota a Secretaria Estadual da Comunicação afirmou que Otávio Barros é exemplo para seus colegas jornalistas e "deixa um legado ímpar de ética e compromisso com a correta informação, comunicação e com a literatura tocantinense". 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, o Ministério Público do Tocantins, o deputado estadual Elenil da Penha, ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas e o secretário da Cultura e Turismo do Estado do Tocantins (Sectur), Hercy Filho, também manifestaram-se por meio de notas de pesar. 

Otávio Barrros nasceu Ouricuri, sertão do Araripe, em Pernambuco no dia 20 de novembro de 1941.

Confira abaixo as Notas de Pesar na íntegra.

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do Governador

12/03/2022

Com muito pesar, recebi neste sábado, 12, a notícia da morte do jornalista Otávio Barros.

Otávio Barros, além de um expoente pioneiro do jornalismo tocantinense, era também escritor e deixa como legado um trabalho sério e ético com o trato da notícia e da informação. Atuante até quando sua saúde permitiu, Otávio Barros tem o respeito e admiração dos veículos e profissionais da comunicação do Tocantins.

Neste momento de dor, rogo para que nosso eterno e bom Deus conceda o consolo aos familiares e amigos que, certamente, sentem a partida de Otávio Barros. A todos, os meus sinceros sentimentos.

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar da Prefeita Cinthia Ribeiro 

Recebo com tristeza a notícia da morte do grande jornalista e escritor Otávio Barros. Um nordestino arretado que fez registros históricos do antigo Norte Goiano, o nosso querido Tocantins. Este ícone da imprensa tocantinense deixará saudades pela sua admirável  habilidade com as palavras.

Desejo que Deus conforte o coração dos familiares e amigos.

Cinthia Ribeiro - prefeita de Palmas

-------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do Ministério Público Estadual 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo pelo falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, ocorrido neste sábado, 12, em decorrência de um quadro de pneumonia. Ele faleceu aos 80 anos de idade, tendo ajudado a deixar registrada a história do Tocantins, da imprensa tocantinense e também do MPTO, instituição a qual integrou enquanto servidor pioneiro, aprovado no primeiro concurso para o quadro auxiliar, realizado em 1991. Entre outras obras, Otávio Barros é autor de "História do Ministério Público do Tocantins”, de 2012, livro publicado pouco antes de sua aposentadoria.

Aos familiares e amigos de Otávio Barros, o Ministério Público expressa condolências por esta inestimável perda.

-------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do Deputado Antonio Andrade

Foi com grande tristeza que recebemos a informação sobre o falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, ocorrido neste sábado em Palmas.

Barros faleceu, aos 80 anos, em decorrência da falência múltipla dos órgãos.

Ele nos deixa, mas fica seu grande legado para o Jornalismo, a Política e História do Estado do Tocantins.

Neste momento de dor, os 24 deputados estaduais deixam seu pesar aos amigos e familiares e pedem a Deus que lhes conforte o coração.

Deputado Antonio Andrade - Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins e família

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do deputado Elenil da Penha 

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 81 anos, do escritor e jornalista tocantinense Otávio Barros da Silva, ocorrido neste sábado, 12, em Palmas.

Exponte do jornalismo, Otávio passou por vários jornais do Brasil, tendo fundado "O Estado do Tocantins", publicação tocantinense pioneira. Jornalista multi-habilidoso, era admirado pelo seu texto de fácil compreensão, pela credibilidade das suas informações e pelo comprometimento com a qualidade do seu trabalho. 

Membro da Academia Tocantinense de Letras, Otávio Barros conhecia a história do Tocantins como poucos e, com seu talento, buscou contar a origem do Estado mais novo do País em várias obras, entre elas o recomendadíssimo "Breve História do Tocantins e de sua gente - uma luta secular".

Querido pelo povo tocantinense, que manterá vivo o seu legado, Otávio Barros recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua trajetória, entre elas a medalha de Comendador, pelo Governo do Tocantins, e o título de Cidadão Honorário, pela Assembleia Legislativa. 

Neste momento de dor e despedida, manifesto minhas condolências aos familiares e amigos de Otávio Barros, rogando a Deus para que possa confortar o coração de todos. 

Elenil da Penha

Deputado estadual

-------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do Ex-prefeito de Araguaína - Ronaldo Dimas

Com muita tristeza, tomei conhecimento do falecimento do jornalista Otávio Barros, 81 anos, em Palmas. De história profissional rica, ele iniciou a carreira em Pernambuco, mas colaborou com jornais de vários estados do Brasil e participou, ativamente, da história de criação do nosso querido Tocantins desde que passou a morar na nossa Araguaína e depois na linda Capital.

Pessoa de bom trato, perspicaz, Otávio Barros tinha aquele que talvez seja o principal dom dos maiores jornalistas: saber contar boas histórias.

Otávio Barros escreveu dezenas de livros, a maioria deles contando a história do nosso lindo Estado. Conheci Otávio Barros há muito tempo e sempre tive o maior respeito por ele. A sua partida deixa um sentimento de tristeza em todos nós que amamos e convivemos com o bom jornalismo.

A todos os familiares e amigos, meus mais sinceros votos de força neste momento tão difícil.

Ronaldo Dimas

-------------------------------------------------------------------------

Nota do Secretário Hercy Filho

É com profunda tristeza que recebo a noticia do falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, neste sábado, 12, em Palmas.  

Otávio Barros será sempre lembrado como uma das principais referências sobre história e memória do nosso Tocantins, autor de diversas obras que contam a trajetória deste povo de luta do Norte. 

Atuou como jornalista em diversos veículos e também era membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL-TO).

Meus sentimentos a sua família, em especial, aos quatro filhos que hoje, perderam um Pai. 

Que Deus conforte o coração de todos!

Hercy Filho

-------------------------------------------------------------------------

Secretário da Cultura e Turismo do Estado do Tocantins (Sectur)

Nota de Pesar da Secom

A Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins lamenta, com muito pesar, o falecimento aos 80 anos, de um dos mourões do jornalismo tocantinense, o jornalista Otávio Barros.

Jornalista e escritor premiado, Otávio Barros foi pioneiro do jornalismo tocantinense. Fundador de jornais e autor de várias obras que contam a história do Tocantins e de seus fundadores, Otávio Barros é exemplo para seus colegas jornalistas e deixa um legado ímpar de ética e compromisso com a correta informação, comunicação e com a literatura tocantinense.

Nos resta honrar a memória de Otávio Barros e pedir que o Espírito Santo de Deus console nossos corações, dos familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

Secretaria de Estado da Comunicação

-----------------------------------------------------------------------

Nota de pesar - Instituto Amigos do Palacinho

O Instituto Amigos do Palacinho lamenta profundamente o falecimento do jornalista, historiador e escritor Otávio Barros, pioneiro no estado do Tocantins.

Otávio participou das primeiras reuniões de idealização e consolidação dessa entidade de resgate da história e cultura, contribuindo grandemente com ideias, informações e planejamento.

Autor do primeiro livro que conta a história de criação do estado do Tocantins, o título Dicionário do Tocantins, Otávio Barros fundou, ainda em 1973, o jornal O Estado do Tocantins. Outras obras escritas por Otávio são Literatura do Tocantins e Cultura Popular do Tocantins.

Com os nossos corações em dor, rogamos a Deus conforto aos familiares e amigos de Otávio Barros.

Instituto Amigos do Palacinho